QUEBRA CABEÇA: TERRITÓRIO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL
Data
2019-10-05Autor
Martha Böck
Emily Barbosa
caroline santana
Marcos Torres
Fabiana D'Amacis
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o processo de criação e desenvolvimento de uma aula elaborada por alunas do curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participantes do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID). A prática ocorreu com educandos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, na cidade de Curitiba, e teve como tema o ensino das regiões e divisão política do Brasil. A metodologia foi pensada de modo a introduzir o assunto tanto para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, como para turmas do 6º ano. A metodologia adotada teve suas diretrizes pautadas nas tendências pedagógicas críticas de forma a cumprir o objetivo de formar alunos com este perfil. A partir disso, a proposta da atividade consistia na montagem coletiva de um quebra-cabeça, onde cada peça representava uma unidade federativa e cada cor uma região diferente, formando, por fim, o mapa do Brasil. Dessa forma, a atividade desenvolvida proporcionou um estudo da divisão territorial e espacial do país e levou a participação e cooperação entre os alunos que se tornaram agentes ativos dentro de sala de aula, possibilitando também uma rica troca de saberes vividos entre educandos e educadores.