Educação Ambiental e Ambientalização Escolar: ecotecnologias no PIBID com o IFPR
Data
2019-10-06Autor
Valter Schaffrath
Yanina Samarco
Alexia Diniz
Emerson Panizzon
Ketlin Ribeiro Barbosa
Tamara Lemos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Ambientalização Escolar é considerada uma abordagem metodológica-pedagógica da Educação Ambiental que busca aproximar o indivíduo da natureza e sensibilizá-lo para novas percepções do ambiente em que está inserido e a maneira que se relaciona com ele. O PIBID Educação Ambiental e Ambientalização Escolar do Setor de Educação/UFPR em parceria com o IFPR possui o objetivo de oportunizar, a partir de reflexões e práticas de Educação Ambiental a sustentabilidade e a cultura socioambiental no espaço escolar. Ao possibilitar, experiências e vivências entre os bolsistas de Pedagogia, Ciências Biológicas e a comunidade escolar, busca a melhoria da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem a partir do pertencimento com seu espaço. Inicialmente, no segundo semestre de 2018, foi realizado um diagnóstico do ambiente escolar analisando suas potencialidade e fragilidades. A partir desses dados e com observações em sala percebeu-se formas alternativas que dialogam a ambientalização escolar aliada aos temas do conteúdo curricular. Por meio de reuniões, a equipe elaborou algumas atividades a serem realizadas ao longo do ano tanto em forma de oficinas práticas no contraturno, quanto aulas introdutórias. As mesmas foram ministradas pelos bolsistas em sala, com o objetivo de ressaltar os principais benefícios das ecotecnologias e convidar os alunos a participarem das oficinas de montagem das mesmas. Sendo assim, em 2019 a primeira oficina teve como tema o reenvasamento de plantas e o papel da arte+natureza como ferramenta pedagógica para atrair os olhares ao espaço cotidiano. Nesta oficina foi realizado o re-envase de plantas nos corredores, salientando características morfológicas das plantas, nutrição vegetal e constituição ideal do solo. Como segunda ação foi realizado a oficina "Cactos e Suculentas" iniciada com uma contextualização sobre estas plantas, suas morfologias e adaptações evolutivas. Para a parte prática, foi realizada a atividade “Arte+Natureza”, na qual os alunos puderam ambientalizar a escola com vasinhos, utilizando materiais recicláveis, como maneira de ressignificar o lixo. Como terceira ação foi realizada uma aula expositiva em sala, com os tema hortas verticais e métodos de irrigação, abordando a importância, a construção e formas positivas de impacto nos locais onde é inserida. Apresentou-se aos estudantes as espécies utilizadas nessa ecotecnologia ressaltando características morfológicas das plantas e o processo de adaptação em espaços reduzidos, na qual foram utilizados exemplares de plantas para uma experiência de aula mais sensorial e envolvente. A prática ocorreu primeiramente confeccionando os vasos auto irrigáveis e plantando as mudas, em seguida foi executada a montagem da horta vertical com os estudantes, salientando a importância do cuidado e manutenção da mesma. Tendo em vista os aspectos observados percebe-se que sensibilizar os alunos é peça chave para que se crie o sentimento de pertencimento em relação à escola. Considera-se assim que trabalhar educação ambiental facilita esse processo, já que, possibilita a flexibilização da didática. Pois, além de adequar as ações à necessidade de cada comunidade escolar, a partir de vivências fundamentais para os processos formativos da iniciação a docência, propicia também, um maior contato dos alunos com a ambientalização escolar.