RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRESENTAÇÃO DA ESCOLA CAMPO AOS RESIDENTES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS FUNCIONÁRIOS
Data
2019-10-05Autor
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
Morgana Welke
André de Azambuja Maraschin
Márcia Von Frühauf Firme
Clarissa Machado de Souza
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Mostrar registro completoResumo
Esta investigação foi realizada durante a segunda etapa do programa Residência Pedagógica, Núcleo Química e Física, da Universidade Federal do Pampa campus Bagé. O objetivo desta etapa consistiu na imersão dos licenciandos na escola campo, permitindo leituras e discussões acerca do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, reconhecimento da estrutura escolar e observações em sala de aula. A respeito do PPP, Veiga (1995) aponta que o Projeto é um instrumento que norteia e que indica uma direção, sendo ele construído coletivamente com duas intenções explícitas: pedagógica por conta da sua contextualização entre saberes e política pela articulação entre compromissos e interesses sociais coletivos da comunidade. Sendo assim, o projeto necessita que toda comunidade esteja envolvida e vivencie as ações. Como objetivo, esta pesquisa buscou investigar a visão dos funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins, no segundo semestre de 2018, a respeito dos professores, alunos e PPP. A metodologia utilizada se deu através de uma pesquisa de campo de cunho exploratório e dividiu-se em 4 etapas: Leitura e discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico; Caracterização e divisão dos diferentes setores que são englobados pela comunidade escolar; Aplicação de um questionário aos funcionários a respeito da escola, onde 5 dos 15 funcionários descritos no Projeto Político-Pedagógico participaram; Levantamento e análise dos dados. A pesquisa apontou que, quando os funcionários foram perguntados sobre o que a escola representa para eles e o que pensam sobre os professores e alunos, há visão particular, positiva e favorável, indicando uma boa relação entre colegas de trabalho e alunos. Quanto ao PPP, 60% dos interrogados sabiam o que era um projeto político-pedagógico, mas apenas um deles havia participado de alguma reunião de apresentação ou elaboração do próprio, que ocorreu no ano de 2017. Isto pode ser justificado pelo tempo de trabalho de alguns, pois apenas 2 deles trabalham na escola há mais tempo. Levando em conta a visão de Veiga (1995) e demais leituras realizadas durante o período de formação inicial do Programa Residência Pedagógica, se faz necessário destacar que iniciativas como essa têm caráter problematizador e diagnóstico para a formação de futuros professores. Este Programa apresenta, além de uma oportunidade de conhecimento de diferentes espaços escolares acadêmico-administrativos, possibilidades de aproximação entre comunidades e diferentes interesses sociais, ratificando a pluralidade cultural e de demandas que existem nesses ambientes. Além disso, surge enquanto novas possibilidades de abordagens para suprir falhas e/ou carências que possam ser detectadas no decorrer do trabalho, como neste caso, a baixa participação dos funcionários na discussão do Projeto Político-Pedagógico. Conclui-se que a partir dos dados coletados através do questionário, obteve-se êxito na proposta inicial de tomar conhecimento sobre algumas percepções a respeito do trabalho coletivo envolvendo a comunidade escolar e o cumprimento de questões apresentadas no PPP da instituição de ensino. Entende-se que o ponto de vista dos funcionários representa uma parcela importante para o bom desenvolvimento a nível organizacional das atividades escolares.