• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O PIBID como caminho para a formação docente: relatos de experiências do subprojeto de História na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck - Chapecó (SC).

    Thumbnail
    Data
    2019-10-06
    Autor
    Gabriel Vaz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    RESUMO O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as experiências do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck, relatando as atividades do projeto que está sendo desenvolvido com turmas do 6° e 7° ano do ensino fundamental e as turmas do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, bem como refletir sobre a formação e as práticas docentes dos participantes do programa através do desenvolvimento de ações em diferentes espaços escolares, de maneira que o discente não venha a se prender somente à sala de aula, mas que possa estimular sua criatividade desenvolvendo produções para além da estrutura da sala de aula, que perpassam desde a elaboração de gincanas e questionários socioeconômicos à materiais de apoio. Ressaltar a importância do projeto para os alunos de licenciatura enquanto futuros educadores, enxergando o PIBID como uma considerável alternativa para a formação plena do acadêmico que se insere no programa, que ele venha a aprender desde cedo a ser capaz de lidar com os contratempos presentes no exercício do magistério, pensar o programa como formação contínua do licenciado, não só devido às diversas experiências que o projeto proporciona a todos os atores envolvidos, como também incentivar a formação docente voltada para educação básica, elevando a qualidade da formação inicial dos futuros docentes, incentivando as escolas públicas de ensino básico mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para a prática do magistério, como dispõe o edital do programa. Permitindo assim não só uma aproximação dos acadêmicos com o ambiente escolar, como também da Universidade com a comunidade a qual ela está inserida. Levando em consideração os processos de reflexão na ação e sobre a ação como catalisador de melhores práticas, que vem sendo defendido por diversos autores do século XXI.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91087
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV