Lousa Digital no Ensino da Matemática
Data
2019-10-05Autor
Apijã Yukio Aihara
Edna Sakon
Elisângela Zarpelon Aksenen
Gabriela Martos
Kauana Cunha
RICHARD LONGHI
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho intitulado “Lousa Digital no Ensino da Matemática”, escrito por Apijã Aihara, Elisângela Aksenen, Gabriela Martos, Kauana Cunha e Richard Longhi, tem como finalidade apresentar a experiência dos bolsistas na implementação da lousa digital (LD). Devido a carga horária reduzida de aulas de Matemática no Colégio Estadual Jayme Canet, esse projeto teve como objetivo buscar uma forma de motivar os estudantes nas aulas, para isso, recorremos à LD, pois, durante a graduação, na disciplina de Tecnologias no Ensino da Matemática, conhecemos esse recurso e nos interessamos por suas possibilidades em sala de aula. Ainda nesta disciplina, descobrimos que alguns dos colégios da rede estadual do Paraná receberam um kit contendo uma lousa digital, caneta para sua utilização e o projetor (ou verba para compra deste). Unido a essa motivação, fomos convidados durante o programa Residência Pedagógica a propor projetos de Intervenções Pedagógicas, que contemplassem assuntos e necessidades específicas do colégio no qual fomos alocados, bem como formações pertinentes aos bolsistas do programa. Assim, culminamos em um projeto que contemplou os seguintes tópicos: interesse e disponibilidade dos elementos necessários para o uso da LD no colégio; instalação e primeiros contatos; planejamento e execução das regências; formação dos bolsistas. Estas foram desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2019 e realizadas, de forma paralela, nos seguintes espaços: Instituição de Ensino Superior – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - e no colégio campo do programa – Colégio Estadual Jayme Canet. No primeiro local, apesar de estar estruturado nos mesmo aspectos, teve um foco formativo para os bolsistas, e no segundo local teve foco no processo de aprendizagem. A utilização da tecnologia em sala de aula é defendida pelos seguintes teóricos: KALINKE, NAVARRO e BARROS.