Entre fotografias e experiências: o uso de documentos no ensino de História através do projeto PIBID
Data
2019-10-06Autor
Ana Carolina Reis Flores
Bianca Teixeira dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo principal que entrelaça esta comunicação está centrado nas dificuldades e possibilidades de explorar o uso de documentos fotográficos nas aulas de história. A atividade foi desenvolvida em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro no decorrer do projeto História do PIBID/CAPES/UDESC. Nas aulas desenvolvidas foi problematizado o processo de urbanização e higienização da cidade de Florianópolis no século XX, no qual foram analisados e interpretados documentos fotográficos tanto do século passado como fotografias atuais da cidade. Desse modo, durante a experiência escolar mencionada, foram desenvolvidas em grupos as seguintes atividades: análise dos documentos, comparação das fotografias do século passado e de fotografias atuais, e questões que investigaram as ideias prévias dos estudantes, os seus interesses e reflexão crítica sobre o processo de transformações urbanas e suas consequências. Com esta atividade foi possível consolidar percepções acerca das rupturas e permanências temporais e espaciais do período em questão, bem como desenvolver sua capacidade narrativa de modo a que os alunos pudessem se colocar como agentes históricos; também construir relações entre o cenário do processo higienista, cujo qual mirava nas populações que, forçadamente, migraram para as encostas dos morros da cidade; e a paisagem atual da cidade, que acentua esse contraste classista e racista perante as ocupações dos espaços da mesma. As aulas desenvolvidas possibilitaram aproximar a turma com a história local de Florianópolis, e principalmente, compreender esses processos estudados não como algo que "ficou no passado", mas sim como parte de uma estrutura que se perpetua também no cotidiano e nas relações dos moradores no século XXI. Para a reflexão sobre experiência e bagagem dialogaremos com Larrosa (2002) e Rocha (2013). Sobre fotografia utilizaremos Burke (2004) e sobre história local e ensino de história teremos como base Fonseca (2003) e Silva (2016).