O COTIDIANO ESCOLAR E AS RELAÇÕES SOCIAIS NO GÊNERO CRÔNICA
Resumo
Resumo: Este artigo aborda a aplicação de uma sequência didática com os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental (EF), realizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), na cidade de Pato Branco-Paraná. O gênero escolhido foi a crônica, a qual estava sendo trabalhada pela professora regente da turma. Os assuntos tematizados foram o cotidiano escolar e as relações sociais. Parte-se das leituras de Bakhtin (2016), - sobre os gêneros do discurso e Geraldi (1986; 2006), - sobre o ensino de língua portuguesa. As atividades iniciaram-se com a leitura de uma crônica intitulada Porta de colégio de Affonso Romano de Sant’Anna. Na sequência, os alunos, realizaram as atividades de interpretação de texto propostas no livro didático “Português Linguagens”, do volume do 8° ano do EF, de autoria de Cereja e Cochar (2015). Após essas atividades, foi realizada a explicação das características do gênero e os veículos de comunicação em que ele pode ser encontrado. Em seguida, os alunos deram continuidade à história da crônica intitulada Brincadeira de Luís Fernando Veríssimo, valorizando a criatividade dos alunos. Foi realizada, também, a correção e a anotação dos erros gramaticais mais recorrentes para a realização da aula de análise linguística, com entrega das produções escritas, momento em que os alunos puderam exercitar as habilidades desenvolvidas no decorrer da aplicação.