Indústria Cultural e Jingles: Uma Proposta para Aula de Música
Resumo
Esse artigo tem o intuito de relatar e refletir sobre minha atuação como um aluno de 4º ano do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá no programa de Residência Pedagógica. Minha atuação aconteceu em uma turma de 8ºano do Colégio Estadual do Jardim Independência, localizado no município de Sarandi. A instituição de ensino na qual as atividades foram realizadas está localizada em uma comunidade carente, os alunos são oriundos de famílias economicamente desfavorecidas. Essas atividades tiveram como tema uma explicação do conceito de Indústria Cultural, qual a relação dos jingles com a Indústria Cultural e uma atividade composição de Jingles. Foram realizadas explicações e reflexões acerca do conceito de Indústria Cultural aliadas a exibição de vídeos. Houve uma palestra com um produtor musical convidado onde os alunos puderam esclarecer dúvidas e ouvir relatos de um profissional da área. Foi realizado a partir disso um processo de composição de Jingles. A turma foi dividida em grupos e receberam a tarefa de compor jingles para diversos estabelecimentos comerciais fictícios. Os alunos receberam toda a orientação necessária durante o processo de composição, vídeos foram apresentados mostrando um jingle fictício sendo executado com o uso de instrumentos musicais alternativos como um exemplo para os alunos. Estes foram orientados a utilizar os materiais disponíveis como instrumentos como lápis, caneta, caderno, carteira e o próprio corpo. Foi estabelecido um prazo para a entrega do trabalho, como acontece com profissionais da publicidade e propaganda que trabalham com jingles. Os jingles poderiam ser apresentados ao vivo ou por meio de uma gravação em vídeo. Ao final das apresentações os alunos foram avaliados e suas composições analisadas. Esse artigo busca relatar, trazer reflexões e comentar os desafios encontrados no trabalho com o conceito de Indústria Cultural e composição de Jingles em sala de aula.