BULLYING NA SALA DE AULA: COMO RELACIONAR COM A MATEMÁTICA
Data
2019-10-06Autor
Amanda Cruz
Felipe Goinski
Victor Santana
Edna Sakon
Glaci Walesko
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O bullying se apresenta na escola como um grande problema a ser enfrentado dentro da nossa sociedade e a mudança pode começar na sala de aula, e porque não na aula de matemática? O presente trabalho apresenta uma forma simples de abordar o tema envolvendo-o ao conteúdo de matemática. Esta atividade faz parte do programa Residência Pedagógica, como projeto de Intervenção Pedagógica, em desenvolvimento nas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba, Paraná. Foram realizados, até o momento, quatro planos de aula que envolvem o tema bullying à matemática. Os planos de aula aqui apresentados foram elaborados visando abordar temas comumente revisados neste período escolar, dentre eles: a regra de três, porcentagens e gráficos. O objetivo dessa proposta de intervenção é mudar a realidade dessas turmas, combatendo as práticas de bullying dentro da escola, ao desenvolver atividades matemáticas que mostram o impacto dessas atitudes na sociedade.