Demonstrando o Teorema de Pitágoras por meio das Relações Métricas no Triângulo Retângulo
Resumo
Esta escrita relata sobre a realização de uma oficina por um discente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e bolsista do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o qual tem intuito de aproximar o Ensino Superior ao Ensino Fundamental II e Médio e levar a realidade da carreira docente ao licenciando já nos dois primeiros anos da graduação. Esta oficina foi realizada na instituição Instituto Estadual de Educação Professor César Pietro Martinez localizado na cidade de Ponta Grossa – PR, no Ensino Fundamental II, com o objetivo de levar ao conhecimento dos alunos o laboratório de informática e matemática existente na instituição e fazer uso de seus matérias didático pedagógicos, visto que o seu uso pode facilitar e/ou aprimorar o aprendizado do aluno. Para isso foi utilizado o material Kit de Relações Métricas no Triângulo Retângulo, também com o propósito de demonstrar o Teorema de Pitágoras através das relações métricas do triângulo retângulo, as quais foram obtidas através da manipulação deste material. Após a aplicação da oficina pode-se observar a compreensão do conteúdo trabalhado pelos alunos e a facilitação proporcionada pelo uso do material Kit de Relações Métricas no Triângulo Retângulo.