USO DE TIC’S: UMA PERSPECTIVA NARRATIVA
Data
2019-10-07Autor
Rodrigues Netto
Algayer Morett
Camilo Figueiredo
poli trevizoli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Química contribuí para que alunos tenham mais interesse em saber conhecimentos científicos abordados em sala de aula, recursos didáticos facilitam a mediação do professor em sala de aula. Para tanto, a pesquisa qualitavia teve como objetivo apresentar relatos de regências ministradas por residentes a fim de verificar a inserção de recursos digitais disponibilizados pela TIC na disciplina de Química. Como procedimento metodológico e instrumento de coleta de dados foram utilizadas o relato de dois participantes, identificados como Residente I e Residente II, e que trabalharam no primeiro ano, turma B do período matutino em um Colégio Estadual do município de Londrina. Primeiramente, os residentes ministraram regências de duas horas/aulas, e utilizaram um aplicativo de geometria molecular para ensinar esse conteúdo. Verificou-se que abordar o conteúdo científico utilizando de recursos didáticos como as TIC em sala de aula, possibilitou uma compreensão melhor dos conteúdos pelos alunos e o método de narrar as tais ações favoreceu o diálogo entre licenciandos em torno de diversas situações distintas, e sobretudo os oportunizou refletirem sobre o como melhorar, ou mesmo como se portar diante dos imprevistos que podem ocorrer na escola, e também no planejamento de ensino.