EDUCAÇÃO REPUBLICANA E DEMOCRÁTICA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Resumo
O presente trabalho trata de aspectos da formação inicial no horizonte da educação republicana e democrática (ERD) e busca dar visibilidade a esta perspectiva formativa como uma possibilidade de assegurar princípios republicanos e democráticos evidenciados nas leis e diretrizes da sociedade brasileira. A temática se referencia, especialmente, em Brayner (2008; 2015; 2016), Benevides (s/d ; 2016), Fensterseifer (2013 ) e Masschelein; Simons (2015) e tensiona o tema à Constituição Nacional de 1988, à LDB n. 9.496/96 e à DCNEB, para evidenciar que tais princípios são parte de uma noção de sociedade democrática que tem na laicidade a garantia da alteridade e da liberdade. Esta reflexão toma como inspiração uma tarefa desenvolvida no interior de uma disciplina comum - Educação Brasileira - que compõe o currículo comum dos cursos de formação de professores da UNIJUI/RS[1]. Nela, os autores supracitados sustentam a problematização do tema da educação republicana e democrática, a partir de uma consulta feita pelos acadêmicos aos professores de escolas públicas, em diferentes áreas de conhecimento. Os acadêmicos conversam com os professores acerca do entendimento de ERD e verificam, também, as possíveis implicações deste princípio em suas aulas, bem como, no conjunto das atividades desenvolvidas nas escolas em que atuam. A partir deste diálogo, o tema adentra as nossas aulas e é tematizado entre nós, não para negar o que faz ou como faz o professor, senão para refletirmos a questão à luz da história da educação e do contexto atual. Como professora responsável pela disciplina e mediadora destes debates, busco fomentar a reflexão a partir de questões que ajudem a perceber que certos temas “aparecem” na cena pública, assim como, “desaparecem”, conforme os dilemas e desafios de cada momento histórico. Como resultado de 6 edições desta disciplina, ofertada em dois campis (Ijuí e Santa Rosa), já temos materiais importantes para uma primeira constatação: o desconhecimento do tema pela grande maioria dos professores da nossa região, especialmente aqueles com mais tempo de atuação no magistério e, também, a (quase) ausência do tema em cursos de formação continuada. De nosso horizonte de compreensão argumentaremos a favor deste estudo nos cursos de formação inicial a partir do entendimento de que a ERD é um princípio formativo inerente à condição docente, uma vez que o professor da escola pública responde pela condução de um projeto pedagógico nacional em uma sociedade republicana e democrática. [1]A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI é uma instituição comunitária que tem uma tradição de mais de sessenta anos em relação à educação e à formação superior regional.