• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS ENTRE O CURSO DE HISTÓRIA (UFFS/CHAPECÓ) E A EEB SAAD ANTÔNIO SARQUIS

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Cassiano Greter
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como principal propósito apresentar a sala de aula e o ambiente escolar aos alunos das fases iniciais dos cursos de licenciatura, possibilitando aos então pibidianos, o começo de suas experiências na vida docente. O programa como um todo é pensado a fim de contribuir com a formação e crescimento profissional dos acadêmicos, aliando teoria e prática e, principalmente, aproximando a academia das unidades escolares participantes do projeto. Partindo desta perspectiva, o presente artigo caracteriza-se como um relato das experiências e das atividades promovidas pelos pibidianos do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, dentro e fora da Escola de Ensino Básico Saad Antônio Sarquis, localizada no município de Chapecó (SC), de agosto de 2018 até o presente momento. Inicialmente, comenta-se acerca do processo de implementação do PIBID na UFFS no ano de 2018, no que diz respeito, especificamente, ao subprojeto de História do núcleo de Chapecó. Seguindo, discorre-se sobre a história, a organização e o modo como o corpo escolar da EEB Saad Sarquis recepcionou e adaptou-se a inserção dos pibidianos em sua rotina. Posterior a isso, é o momento em que será feito os relatos das atividades realizadas durante o projeto. Para corporificar tais relatos, têm-se como fontes e referências os diários de bordo dos pibidianos, bem como o Projeto Político Pedagógico da escola e publicações acadêmicas que abordam a temática educacional e evidenciam a importância do programa tanto para a iniciação à docência e formação dos licenciados, quanto para a dinamização da comunidade escolar. Concluindo o presente texto, é então relatado as atividades fora do espaço físico escolar, onde cabe citar como exemplo, as palestras de formação e reuniões ocasionadas nas dependências da universidade. Refletindo acerca dos relatos dos pibidianos e de todas as experiências vivenciadas durante os dois semestres de atividades até então realizadas pelo programa, conclui-se que a participação nesse projeto foi e continua sendo de muita valia no que diz respeito a interação entre a universidade e as escolas e, principalmente, a valorização da formação docente, uma vez que possibilita a união de teoria e prática no desenvolver das atividades didático-pedagógicas pensadas a fim de promover uma melhoria das práticas dentro da escola e para a comunidade escolar como um todo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91672
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV