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    Experiencia de iniciação à docência: ensino de História Afro-Brasileira

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    Data
    2019-10-11
    Autor
    Vinicius Franco
    Metadata
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    Resumo
    O presente artigo tem a intenção de relatar as experiências da pratica docente, dos respectivos autores que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História. O objetivo geral do PIBID UNIPAMPA é promover a formação inicial, reflexiva, investigativa, e qualificada de professores. Já o sub-projeto preocupa-se também em contribuir com a história do bairro onde a escola está inserida, bem como a valorização do sentimento de pertencimento dos alunos. Dentro disso, os objetivos específicos do subprojeto destacam a necessidade de superar problemas históricos e sociais da cidade de Jaguarão, como o racismo, o ódio de classe, pertencimento, entre outros. Com isso, ao iniciarmos nosso trabalho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Fernando Ribas, que está situada na Vila Vencato, bairro periférico de Jaguarão/RS, percebemos logo essas questões intrínsecas que fazem parte do cotidiano do bairro, que tem sua base de moradores das camadas populares da cidade, muitas descendentes de escravizados, e que a cultura negra ainda é muito viva na região, porém pouco notada (silenciadas) pelos moradores locais principalmente pelo cenário turístico que se criou na cidade, o turismo histórico, muito situado no centro e onde circulavam, e circulam a elite local, que consequentemente os alunos da escola trabalhada, sentem poucos representados. Com isso, ao pegar uma turma de 7 ano, no segundo bimestre, onde se propõe compreender e identificar as condições do comércio de escravos na África e o desenvolvimento do tráfico transatlântico, e as lutas e resistências desse povo frente a repressão, buscamos nas nossas intervenções em sala de aula, elementos que fizesse o indivíduo (aluno) perceber no seu cotidiano as marcas desse passado, tanto a influência da diáspora africana na construção de uma cultura brasileira, e também a cultura do racismo. Nosso fundamento se parte da Lei 10.639/2003, e principalmente para valoriza-la e pensa-la em como garantir que essa lei se cumpra em nossas aulas, pensando métodos e formas de abordagem da cultura negra, e de um continente africano heterogêneo, desvinculada do eurocentrismo que ainda e presente na cultura e no conhecimento escolar e acadêmico. Com isso, apresentaremos nesse artigo, nossos métodos de aproximação e observação desse cotidiano escolar, principalmente criando uma relação de outras formas de aprendizagem, fora do ambiente escolar, com os alunos, e a coleta de dados, sobre a situação histórica da cidade e do bairro Vencato, onde a escola se insere, que fundamentou e auxiliou a nossa abordagem e a didática para pensar o período, centrando no conceito principal de diáspora africana.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91670
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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