• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

    Thumbnail
    Data
    2019-10-09
    Autor
    Samara Pereira
    Marcia Firme
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A ludicidade é um grande laboratório para o desenvolvimento do aluno, que merece atenção dos professores, pois através de jogos e gincanas o discente tem a possibilidade de aprender com mais prazer. A atividade lúdica é um instrumento que possibilita aos alunos aprenderem á relacionar-se com outros, promovendo assim um maior desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo. Partindo desse pressuposto o presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância do uso de atividades lúdicas, apresentando uma aula de revisão realizada em uma plataforma online denominada Kahoot em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual situada na cidade de Bagé - RS. A plataforma de ensino gratuita que funciona como um Gameshow utiliza do fator competição para cativar os alunos e pode ser utilizada em diversas situações. Durante esta atividade, é importante o uso de um projetor multimídia, para que o professor projete as questões desenvolvidas na plataforma. Os alunos terão acesso a esses questionamentos utilizando dispositivos como celulares e tabletes com acesso a internet, por meio de um PIM liberado quando o professor conectar-se ao Gameshow. Ao iniciar a atividade lúdica, os alunos possuem um intervalo de 30 segundos a um minuto para clicar na resposta certa em seus dispositivos. Eles ganham pontos para cada resposta correta, além de pontos extras para quem clica mais rápido. O uso desta atividade lúdica no meio educacional propicia aos alunos o aprimoramento de diversos conhecimentos e permite que os mesmos revisem e se familiarizem com os conceitos envolvidos, assim como permite ao professor a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes. Este estudo foi desenvolvido por uma discente do curso de Química Licenciatura no âmbito do Programa Institucional de Residência Pedagógica que, articulado aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional e tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. Assim, o programa induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, pois promove não só a imersão do licenciando na escola de educação básica, mas uma participação ativa nas instituições onde residem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91666
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV