EXPERIÊNCIAS DE INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: QUAIS AS DIFICULDADES EM INSERIR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM REGÊNCIAS?
Data
2019-10-07Autor
Márcia Figueiredo
Gabriel Baptistone
Karla Toyama
Gabriel Villarda
Celita Poli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho teve como objetivo apresentar experiências de integrantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) quanto a inserção de recursos digitais diponíveis pelas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC a fim de evidenciar contribuições que possam ser dialogadas na formação docente. Nas pesquisa qualitativa participaram integrantes do PRP, sendo três licenciandos em Química, uma preceptora e uma orientadora. Para a coleta de dados foram utilizados entrevista semiestruturada e questionário. Concluí-se que, apesar dos residentes terem tido formação teórico metodológica na universidade com a orientadora do como inserir TIC na prática pedagógica, o mesmo não foi possível em um dos colégios integrantes da RP, pois além do espaço físico estar em reformas, o mesmo não dispunha de recursos digitais (computadores, internet) para utilizar nas regências. Depreende-se que, a proposta despertou na preceptora interesses em continuar a utilização de TIC em suas aulas, e em trazer mais recursos tecnológicos para a sua prática pedagógica.