Oficina de apresentação e pratica sobre movimentos sociais no brasil, com o primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Cassiano Nascimento.
Data
2019-10-11Autor
Ana Blanco
Arleson Luz Costa
Érica Rodrigues
Johan Lose
Gabriel Camposone
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A proposta deste trabalho é apresentar a experiência de uma oficina pedagógica desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio da escola estadual Cassiano Nascimento. A proposta da oficina, é desenvolver conhecimento sobre movimentos sociais através de cartazes onde os alunos possam expressar sua criatividade por meio da arte. A justificativa principal, a necessidade de desenvolver novas práticas pedagógica, para além daquelas desenvolvidas na sala de aula, trazer atividades pedagógicas diferentes das do cotidiano, seria uma forma de introduzir assuntos importantes aos alunos. Fazer com que eles se interessarem pelos processos seletivos, essa era uma das nossas demandas, feitas pela escola, o contato com conteúdos ricos e contato com universitários, seria como uma porta que pode leva-los em busca de mais conhecimento. O objetivo geral é cumprir as demandas da escola de quando solicitaram o PIBID, e essa demanda em questão era a da falta de interesse dos alunos de se inscreverem em vestibulares, sendo que eles têm todos os recursos para fazer suas inscrições nos processos seletivos, e mesmo assim deixam passar. Outro objetivo é de que esses alunos de primeiro ano comecem a criar consciência critica sobre temas socias que irão rever futuramente. Neste resumo os seguintes autores, para as questões de cunho pedagógico Ana Mae Barbosa (1989), Juarez Tarcisio Dayrell (1996) e a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996). Para os movimentos sociais, Noberto Bobbio (1998) foi o autor citado. A metodologia de apresentação do tema, separação e grupo e pesquisa em sala sem dúvida foi um grande “facilitador” na hora de ajudar os alunos com os temas, a utilização dos meios artísticos deles foi também um facilitador para o processo de aprendizagem desses alunos. Durante o desenvolvimento das apresentações os alunos conseguiram reconhecer a importância dos movimentos sociais. Com essas oficinas, é que os alunos conseguiram aprender mais sobre temas que até então não tinham discutido ou pesquisado. Os grupos reagiram muito bem a atividade desenvolvida, segundo o professor Robson (Supervisor do grupo do PIBID na escola) os alunos ficaram felizes com os trabalhos e se sentiram satisfeitos resultados. Esse resultado é importante, pois conseguimos notar que os alunos passaram a sentir que a escola lhes pertence, e esse processo é importante. Palavras-chaves: Movimentos sociais, alunos, cartazes, pensamento crítico.