Pedagogia: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 241-260 of 622
-
Percepções sobre a relação afetiva entre professor e aluno no âmbito do ensino superior
(2018)Resumo : Este trabalho diz respeito a uma das atividades obrigatórias para a conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa realizada no presente contexto investiga a relação afetiva entre ... -
Direito à educação na socioeducação : um olhar sobre a trajetória escolar de estudantes em privação de liberdade
(2020)Resumo : Entende-se a educação como um direito subjetivo, garantido pela Constituição Federal de 1988, que tem seu alicerce nos princípios de universalidade e gratuidade, portanto, deve ser garantida pelo poder público a ... -
Pedagogo na empresa : conhecimentos específicos em sua formação inicial
(2017)Resumo : A Pedagogia Empresarial é um campo relativamente novo e em expansão, cujos estudos vêm despontando e constituindo uma perspectiva de inserção para o Pedagogo nesse espaço. Este trabalho tem a intenção de analisar ... -
Pedagogia Social : caminhos e possibilidades para a atuação do pedagogo na educação não formal
(2018)Resumo : O presente trabalho monográfico tem a intenção de compreender as possibilidades que a Pedagogia Social proporciona ao pedagogo no Brasil. Para isso fez-se necessário o estudo, por meio do método histórico (LAKATOS ... -
Desigualdades socioespaciais no contexto escolar : um estudo de caso em Almirante Tamandaré
(2022)Resumo : O presente trabalho refere-se ao estudo sobre desigualdades territoriais no município de Almirante Tamandaré - PR, localizado na região metropolitana de Curitiba. Pretendeu-se por meio deste investigar as percepções ... -
Pedagogia é curso de meninas ou de meninos também?
(2017)Resumo : Esse trabalho monográfico discute a presença do gênero masculino no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A metodologia recorreu ao levantamento de dados estatísticos bem como a entrevistas ... -
Desafios na transição entre escolas tradicionais e inovadoras com foco na avaliação
(2020)Resumo : A avaliação sempre foi um tema muito complexo quando se fala de educação, trazendo muitas divergências de opiniões e práticas. Ainda hoje, muitos falam da avaliação quando se trata de provas e como um instrumento ... -
Outro modo de discutir a importância do brincar na educação infantil : Avaliação de contexto
(2017)Resumo : O presente trabalho de conclusão de Curso, realizado com base na revisão de literatura de autores da área da educação, tem como finalidade investigar a importância do brincar na educação infantil, incluindo questões ... -
Currículo escolar no Brasil : tendências de pesquisa a partir da base de dados da CAPES
(2015)Não inclui resumo -
As culturas infantis e o desenho da criança : criatividade e imaginação
(2015)Resumo : Este trabalho propõe uma aproximação às culturas da infância a partir do desenho enquanto linguagem. Se debruça primeiramente sobre quem são as crianças que compõem essas culturas, que infâncias são estas e o que ... -
A organização dos espaços na educação infantil : os cantos de atividades diversificas em CMEIS e escolas municipais de Curitiba
(2017)Resumo : A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre as formas de organização dos cantos de atividades diversificadas em (2) dois CMEIS e 2 (duas) Escolas Municipais de Curitiba. Para tanto, foram realizadas análises ... -
Cuidar e educar : uma abordagem teórica e empírica a respeito da educação infantil e a formação dos professores
(2015)Resumo : Este trabalho objetivou verificar a questão do cuidar e educar na educação infantil tendo também, o profissional como enfoque. A análise está embasada nos pressupostos teóricos e legais que envolvem a educação ... -
A observação sensível : vivências na educação infantil
(2017)Resumo : Esta pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é um estudo sobre os processos de observação que podem ser utilizados pelos ... -
Crianças escritoras : práticas pedagógicas com a escrita espontânea em duas instituições municipais de educação infantil em Curitiba
(2014)Resumo : Tendo como objetivo principal analisar as práticas de Linguagem Escrita em alguns CMEIs da rede Municipal de Curitiba, o trabalho aborda a questão da escrita espontânea, entendida como a produção da criança a ... -
Observação comportamental de crianças em situação de vulnerabilidade : conhecimento de educadoras a respeito dos maus tratos infantis
(2018)Resumo : No Brasil, a violência contra crianças e adolescentes é a primeira causa de morte na faixa etária de 5 a 19 anos e a segunda no período de 1 a 4 anos. A violência infantil está presente em todas as classes sociais ... -
A criança pequena enquanto ator social : um olhar sobre a autonomia, o movimento e o sentimento de segurança na educação infantil
(2014)Resumo : A partir do reconhecimento da criança pequena enquanto ator social, faz-se necessário (re)pensar a práxis do trabalho nas instituições de Educação Infantil tendo em vista o rompimento de visões adultocêntricas, ... -
Da criança idealizada à criança concreta : concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de educação infantil
(2015)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma discussão referente às concepções de criança e infância, tanto no que diz respeito a uma perspectiva histórica e também dos estudos contemporâneos, ... -
O museu também ensina : exemplos de práticas educacionais em museus
(2018)Resumo : O presente trabalho se propôs a expor as práticas educativas de cinco museus do Brasil como Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. Para tanto, além do breve resgate ... -
Ao correr da pena : um estudo sobre a instalação material da escola primária paranaense
(2021)Resumo : O presente estudo busca analisar como os móveis escolares foram pensados no aparelhamento legislativo educacional e como a gestão da norma foi apropriada e (re)interpretada no processo de institucionalização da ... -
"Quando a escola perde o encanto" : considerações sobre o espaço da música na transição entre a educação infantil e o início do ensino fundamental
(2016)Resumo : Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da educação musical no desenvolvimento da criança e os desafios deste processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Fundamental. Compreende ...