Outro modo de discutir a importância do brincar na educação infantil : Avaliação de contexto
Resumo
Resumo : O presente trabalho de conclusão de Curso, realizado com base na revisão de literatura de autores da área da educação, tem como finalidade investigar a importância do brincar na educação infantil, incluindo questões sobre a preparação do espaço, do brinquedo, o papel do adulto, entre outros para se discutir a potencialidade e as possibilidades na utilização de um instrumento capaz de avaliar a qualidade lúdica ofertada nas instituições de educação infantil. Fez-se a submissão do instrumento "II gioco e I' identità educativa del nido d'infanzia", originalmente proposto por Donatella Savio (2011), traduzido e aqui mencionado com o nome de "Avaliação de contextos lúdicos na educação infantil", a professoras de educação infantil em Curitiba para uma apreciação individual que referisse acerca: da pertinência ou não dos indicadores/itens presentes no instrumento ; da possível aplicabilidade em seus contextos institucionais; dos critérios de qualidade (e suas respectivas classificações em requisitos mínimos e de excelência) implicados; da provocação de reflexões a respeito da brincadeira que a leitura do referido instrumento propiciou. As respostas das participantes mostraram acordo com a potencialidade do referido instrumento em provocar reflexões sobre o tema e problematizar a qualidade da oferta de brincadeiras para e com as crianças Abstract : The present study, based on the literature review of authors in the area of Education, aims to investigate the importance of games in children's education, including questions about space preparation, about the toy and the role of the adult, among others in order to discuss the potentiality and the possibilities in the use of an instrument capable of evaluating the playful quality offered by children’s educational institutions. The instrument "II gioco and I 'identità educativa del nido d'infanzia", originally proposed by Donatella Savio (2011), here translated and referred to as "evaluation of playful contexts in children's education", was submitted to teachers of education of children in Curitiba for an individual assessment, regarding the relevance or not of the indicators / items present in the instrument, the possible applicability in their institutional contexts, the quality criteria involved and its respective classifications in minimum and excellence requirements, the promotion of reflections about the game as result of the reading of referred instrument. The responses of the participants showed agreement with the potentiality of referred instrument to provoke reflections on the theme and to problematize the quality of the offering of games to and with the children
Collections
- Pedagogia [622]