Pedagogo na empresa : conhecimentos específicos em sua formação inicial
Resumo
Resumo : A Pedagogia Empresarial é um campo relativamente novo e em expansão, cujos estudos vêm despontando e constituindo uma perspectiva de inserção para o Pedagogo nesse espaço. Este trabalho tem a intenção de analisar e discutir tensões inerentes ao exercício dessa função e também, de que maneiras a formação humanística proporcionada na graduação pode ser articulada à prática empresarial. A metodologia utilizada está centrada em pesquisa bibliográfica, investigação da legislação vigente do curso, análise das respostas obtidas aos questionários direcionados a Professores/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, a fim de identificar subsídios presentes no curso que o habilitam para a atuação no mercado empresarial. O intuito foi evidenciar na graduação de um Pedagogo a presença de conhecimentos que justificam e subsidiam sua atuação, e legitimam sua presença no campo empresarial. O estudo constatou que, apesar de o foco escolar/docente ser atribuído à Pedagogia, e das poucas horas que o currículo dedica ao estudo dos espaços não-escolares, a boa fundamentação e vivência escolar do graduando o habilitam a lidar com a educação como ciência e como relação ensino-aprendizagem - onde quer que ela esteja presente (sendo esta a principal demanda no que tange à qualificação dos trabalhadores dentro uma organização). Porém, pela especificidade do ambiente empresarial, atualmente, há a necessidade de uma pós-graduação para de fato consolidar sua atuação. Abstract : The Business Pedagogy is a relatively new field in expansion whose studies are emerging and constituting an insert perspective to the educator in this area. This work intends to analyze and discuss tensions inherent in that function and also the ways in which the humanistic training provided at graduation can be linked to business practice. The methodology used is focused on bibliographic research, investigation of the current course legislation, analysis of responses to questionnaires directed to teachers from Universidade Federal do Paraná in order to identify existing subsidies from the course which enable to acting in the business market. The aim was to demonstrate in the graduation of a Pedagogue the presence of knowledge that justify and subsidize its operations and legitimize their presence in the business field. The study demonstrated that despite the scholar or teaching focus assigned to Pedagogy, and the few hours that the curriculum dedicates to the study of non-school spaces, a good foundation and school life of the student enable to deal with education as a science and as a teaching-learning relation- wherever it is present (which is the main demand regarding the qualification of employees within an organization). But the specificity of the business environment, currently, there is a need for a graduate to actually consolidate his performance.
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- Pedagogia [551]