• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A observação sensível : vivências na educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    FERNANDA CORREIA DA SILVA.pdf (1.226Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Silva, Fernanda Correia da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é um estudo sobre os processos de observação que podem ser utilizados pelos professores nos espaços da educação infantil. O qual nos proporcionou uma breve análise histórica da educação infantil, sua essencialidade, estabelecendo relações entre o Brasil e a abordagem italiana de Reggio Emiliana, criada pelo seu idealizador Loris Malaguzzi, conhecida mundialmente por sua especificidade em contemplar as linguagens da criança. Temos como objetivo entender a fundamentação relacionada ao processo de observação na educação infantil, buscando compreender entre alguns aspectos as funções metodológicas da observação para as práticas educativas que esta possa nortear. Com base nas pesquisas bibliográficas, procuramos autores que dialogassem com o intuito de demonstrar que a observação baseada na escuta atenta e sensível da criança, é uma, entre várias ferramentas, que pode ser utilizada no cotidiano da educação infantil, a fim de subsidiar o processo de ensino aprendizagem e significar experiências por meio da documentação. Os resultados obtidos por esta análise nos permitiram entender que a observação não é uma tarefa fácil, mas é crucial para o trabalho pedagógico, pois através desta conseguimos refletir diariamente sobre a prática, buscando assim meios de nortear as interações estabelecidas como professor mediador, os conteúdos a serem trabalhados de forma flexível, e a criança como protagonista da sua própria história
     
    Abstract : This research is a study about the observation process that can be used by kindergarten teachers which is a research project for the conclusion of the course in Pedagogy of the Federal University of Paraná (UFPR) this research provided us with a brief historical analysis of early childhood education, it’s essentially establishing relations between Brazil and the Reggio Emilia approach, which was inspired by the idealizer Loris Malaguzzi. Reggio Emilia conception also is knowing worldwide for its specificity in contemplating the child’s language the goal of this research is to understand the reasoning related to the process of observation in children’s education seeking to understand among some aspects of the observation for the educational practices that it can guide based on bibliographical research we quoted writers who demonstrated that observation based on attentive and sensitive listening of the child may be one of several tools that can be used in daily life of early childhood education in order to subsidize the teaching and learning process and give meaning to experiences through documentation. The results obtained by this analysis allowed us to understand that observation is not an easy task, although crucial for pedagogical work. Though observation we managed to reflect daily on our practice, seeking ways to guide the interactions established as mediating teacher, the contents to be worked in a flexible way and the child as protagonist of his own history.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87797
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV