Cuidar e educar : uma abordagem teórica e empírica a respeito da educação infantil e a formação dos professores
Resumo
Resumo : Este trabalho objetivou verificar a questão do cuidar e educar na educação infantil tendo também, o profissional como enfoque. A análise está embasada nos pressupostos teóricos e legais que envolvem a educação infantil no que diz respeito ao cuidar e educar e na sua indissociabilidade. Para tanto, buscou-se suporte teórico em Malta (1994/1992), Kramer (2006), Cerisara (1999), Foucault (1984), entre outros, que também trouxeram importantes contribuições para nossas construções. Recorremos à pesquisa empírica para subsidiar o tratamento dos dados levantados com professores e pedagogos da rede pública de Curitiba, compartilhando conosco suas visões acerca dos termos que intitulam este trabalho e sobre a questão da formação oferecida á estes profissionais. Desta maneira, optou-se pela metodologia qualitativa e quantitativa, e para a coleta dos dados, aplicou-se questionários semiestruturado com perguntas de múltipla escolha e uma pergunta aberta que nos ofereceram resultados quantitativos-qualitativo. Nesta perspectiva, a presente pesquisa busca trazer um melhor aprofundamento em relação as formações ofertadas pela Rede Municipal de Curitiba para os professores, e qual a opinião dos mesmos, juntamente da pedagoga em relação a isso, trazendo com essa questão, a indissociabilidade do termo mais utilizado neste trabalho que é o "Cuidar e Educar’’.
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- Pedagogia [622]