Crianças escritoras : práticas pedagógicas com a escrita espontânea em duas instituições municipais de educação infantil em Curitiba
Resumo
Resumo : Tendo como objetivo principal analisar as práticas de Linguagem Escrita em alguns CMEIs da rede Municipal de Curitiba, o trabalho aborda a questão da escrita espontânea, entendida como a produção da criança a partir de suas hipóteses sobre seu funcionamento. Constituindo-se a partir de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas com profissionais de dois CMEIs, situados nos bairros São Braz e Cidade Industrial :educadoras e professoras que atuam nas turmas de maternal III e pré, bem como com as pedagogas destas instituições, e também com uma profissional da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela formação nesta área deformação humana. O objeto da pesquisa foi delimitado a partir da leitura de documentos oficiais (nacionais e municipais) que embasam teoricamente estas práticas, bem como referências bibliográficas pertinentes a esta temática. Neste sentido, destacam-se Vygotsky, Luria e Ferreiro, esboçando-se um diálogo entre estes autores. A análise dos dados trouxe à tona discussões a respeito das iniciativas das crianças em escrever, relacionando-as com o desenho e o caráter lúdico desta ação, pois percebem-se as possibilidades do brincar de escrever no cotidiano dos CMEIs. Essas discussões apontam para uma possível alternativa diante do ainda atual dilema sobre a abordagem da Linguagem Escrita na Educação Infantil e as inegáveis lacunas sobre como planejar e conduzir estas práticas, considerando as especificidades e objetivos desta etapa: não preparar para o Ensino Fundamental, não antecipar características da aprendizagem escolar, propriamente dita, mas que permita a aproximação da criança em relação a esta forma de linguagem. Abstract : With the main objective to analyze the practices of Written Language in some Municipal Center for Childhood Education in Curitiba, the paper discusses the question of spontaneous writing, understood as the production of the child based on their hypotheses about its functioning.Constituting from a qualitative study, interviews were conducted with professionals from two Municipal Center for Childhood Education located in neighborhoods São Braz and Cidade Industrial: educators and teachers who work in classrooms of maternal and pré 3 as well as with the pedagogues of these institutions, and also with a professional City Department of Education, responsible for training in this area of human formation.The object of the research was delimited from the reading of (national and municipal)official documents that theoretically underlie these practices, as well as relevant references to this subject. In this sense it is noteworthy Vygotsky, Luria and Ferreiro, delineating a dialogue between these authors.The data analysis brought to light discussions about the initiatives of the children in writing, relating them to the drawing and the playfulness of this action, because they realize the possibilities of play writing in the routine of Municipal Center for Childhood Education.These discussions point to a possible alternative before the still current dilemma approach of Written Language in Childhood Education and undeniable gaps on howto plan and conduct these practices, considering the characteristics and goals of this stage: not ready for elementary school, not anticipate characteristics of school learning, but allowing to approximate the child in relation to this form of language.
Collections
- Pedagogia [622]