Da criança idealizada à criança concreta : concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de educação infantil
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma discussão referente às concepções de criança e infância, tanto no que diz respeito a uma perspectiva histórica e também dos estudos contemporâneos, sobretudo, da sociologia da infância. Os dados foram coletados por meio de desenhos e discursos proferidos por docentes, assim como percebidos através da observação do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e organização do espaço destinado a crianças de 0 a 3 anos, em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Colombo. Desta forma, através da pesquisa do tipo qualitativa, buscou-se apreender a concepção de criança e infância a partir das visões das professoras, assim como compreender por meio de seus discursos, e da observação de suas práticas pedagógicas, qual o tipo de criança idealizada por estes, assim como quais os comportamentos apresentados por estas que as fazem denominar uma determinada criança como ideal. Constatou-se, deste modo, que a forma como o professor compreende a criança e a infância pode influenciar a sua relação com a criança e interferir no desenvolvimento e condução de suas práticas pedagógicas.
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- Pedagogia [488]