Percepções sobre a relação afetiva entre professor e aluno no âmbito do ensino superior
Resumo
Resumo : Este trabalho diz respeito a uma das atividades obrigatórias para a conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa realizada no presente contexto investiga a relação afetiva entre professor e aluno no âmbito do Ensino Superior. Discorre sobre temas que englobam o conceito de afetividade e apresenta um estudo empírico sobre o assunto. Realizou-se um levantamento de produções científicas, além da aplicação de um questionário com 20 alunos de instituições de Ensino Superior, pública e privada, localizadas no município de Curitiba-PR. Participaram do referido estudo cinco estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná e cinco estudantes do curso de Letras da mesma instituição; cinco estudantes de Psicologia e cinco estudantes de Direito do UniDBSCO (Centro Universitário UniDomBosco). Buscou-se verificar se há percepção acerca da influência da afetividade no aprendizado e de que forma isso afeta os discentes, tanto positivamente como negativamente. Uma análise comparativa de dados objetivou conhecer as características similares e distintas entre as perspectivas dos discentes de ambas as instituições referentes à temática explorada. Abstract : This project refers to one of mandatory activities for the conclusion of the Pedagogy course at Federal University of Paraná. The research carried out in the present context investigates affective relationship between professor and academic students in the scope of higher education. It discusses themes that encompasses the concept of affectivity and presents an empirical study about it. First, an analysis of scientific productions within this thematic was carried out. Then, twenty undergraduate students from public and private Universities in the city of Curitiba, Paraná State (Brazil) filled a questionnaire. The recruitment occurred as follows: five Pedagogy students and five Language and Literature students from the Federal University of Paraná, five Psychology students and five Law students from UniDBSCO (University Center UniDomBosco). The goal was to verify whether there is a perception regarding the influence of affectivity on learning and how this affects the students, either positively or negatively. A comparative data analysis intended to identify the similarities and differences between the perspectives of the academic students from both institutions concerning this influence.
Collections
- Pedagogia [464]