Pedagogia Social : caminhos e possibilidades para a atuação do pedagogo na educação não formal
Resumo
Resumo : O presente trabalho monográfico tem a intenção de compreender as possibilidades que a Pedagogia Social proporciona ao pedagogo no Brasil. Para isso fez-se necessário o estudo, por meio do método histórico (LAKATOS & MARCONI, 2016), do Curso de Pedagogia no Brasil desde os seus primórdios, em 1939, até os dias atuais, além da busca pela identidade do pedagogo e seu fortalecimento a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) no Brasil, em 2006. A pesquisa, de cunho documental e bibliográfico (LAKATOS & MARCONI, 2016; GIL, 2017), busca responder a questões como: o que é a Pedagogia Social e como ela surge no Brasil? Quem é o pedagogo social? Qual a formação do pedagogo social? Quais os possíveis espaços de atuação para o pedagogo social? Qual a importância das DCNP para o sujeito formado em Pedagogia atualmente? Tomando o pedagogo enquanto o profissional que é formado inicialmente para o planejamento, organização e articulação do trabalho pedagógico numa postura crítica em conexão com o contexto sociocultural nos processos formativos do sujeito (LIBÂNEO, 2001; 2002), e na tentativa de responder aos já mencionados questionamentos, foi possível entender que a prática da Pedagogia Social antecede à sua sistematização teórica enquanto área de conhecimento (que acontece apenas nos anos 2000), com a Educação Popular de Paulo Freire na década de 1960. A pesquisa proporcionou reflexões sobre o papel e a função do pedagogo nesta sociedade contemporânea e sua contribuição fora dos muros da escola, ou seja, na Educação Não Formal (GOHN, 1999; 2006), nos mais diferentes espaços possíveis. Abstract : This presente monograph intends to understand the possibilities that the Social Pedagogy gives to the pedagogue in Brazil. To achieve the results, a study was necessary, going through the historical method (LAKATOS & MARCONI, 2016), from the Brazilian Pedagogy Degree since its prime, in 1939, until now, besides the searching for the pedagogue’s identity and how it got stronger after the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy Degree (DCNP) in Brazil, in 2006. This research, with documental and bibliographic (LAKATOS & MARCONI, 2016; GIL, 2017) intentions, seeks to answer questions as: what is Social Pedagogy and how does it emerge in Brazil? Who is the social pedagogue? What is its academic formation? Which are the possible fields for a social pedagogue? What is the importance of the subject to DCNP formed in education these days? Taking a pedagogue as a professional whose academic degree leads initially for planning, organization and connetion of a pedagogic work in a critical position on articulation with the sociocultural context in someone’s formative process (LIBÂNEO, 2001;2002), and attempting to answer the foresaid questions, it was possible to understand that the practice of the Social Pedagogy precedes its theoretical arrangements as a knowledge area (which only happens in the 2000’s), with the Paulo Freire’s Popular Education in the 1960’s. The research provides thoughts on the pedagogue’s main role on the contemporary society and its contribution outside the school, in other words, in Non- Formal Education (GOHN, 1999;2006), in all kind of fields.
Collections
- Pedagogia [551]