Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 84
-
Transtorno opositor desafiador : acompanhamento de casos nas séries iniciais na rede municipal de ensino em Paranaguá
(2018)O presente artigo tem como objetivo acompanhar casos diagnosticados de Transtorno Opositivo Desafiador nas séries iniciais da Escola Municipal Hugo Pereira Correa. Em alguns deles o TOD pode disfarçar sintomas do Espectro ... -
Autismo : o papel do professor no auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e na socialização
(2018)Este estudo relata alguns olhares de professores do ensino regular que participaram do grupo de multiplicação do GPEDI, do polo da Escola Municipal "Professor João Rocha dos Santos" sobre a realidade da inclusão escolar ... -
Valorização docente : relação universidade-escola na formação continuada e inclusiva
(2015)Este estudo é um relato das experiências que foram vivenciadas durante a fase de aplicação do curso de Gestão de Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão - GPEDI, vinculado ao MEC-SECADI através da UFPR Litoral. Trata ... -
Valorização da cultura quilombola do João Surá
(2014)O artigo tem por objetivo expor a herança cultural de um patrimônio simbólico representado pela Sr.ª Joana Andrade Pereira (79anos). Visa identificar e valorizar as brincadeiras, contos, músicas e religiosidade de sua ... -
Sou criança respeite minha infância
(2013)Este artigo tem por finalidade, demonstrar por meio de um relato de experiência os resultados obtidos, após a intervenção proposta pelo Grupo de Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão,constituído por docentes ... -
Reflexões sobre a educação do campo em Rio Branco do Sul
(2015)A Educação do Campo é uma Política Pública em desenvolvimento. Compreendendo este fato, o presente estudo irá investigar as condições da Educação do Campo nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Rio Branco ... -
Proposta de criação de projetos de aprendizagem baseados em problemas como metodologia inovadora
(2015)Este artigo é um relato das experiências e das sínteses elaboradas durante o processo de multiplicação do curso de especialização em Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná ... -
O uso pedagógico de mídias na escola : práticas inovadoras
(2015)O presente estudo tem por objetivo discutir sobre a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar e seu impacto na melhoria da aprendizagem dos alunos. A partir desse pressuposto, entende-se que a prática docente pode ... -
O trabalho pedagógico da educação infantil no município de Almirante Tamandaré - Paraná
(2015)Este trabalho é um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico da educação infantil na rede municipal de Almirante Tamandaré-Pr, tendo como objetivo conhecer o trabalho pedagógico das instituições de educação infantil ... -
O lúdico e o brincar na educação infantil
(2015)O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança ... -
Nucleação das escolas do campo do município de Paranaguá
(2015)Este texto relata a situação de algumas comunidades do Campo, no município de Paranaguá, que tiveram suas escolas fechadas devido à falta de interesse e comprometimento do poder público que na intenção de reduzir custos, ... -
Lúdico e a educação infantil
(2015)Este trabalho tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do lúdico em uma escola da rede municipal de ensino, no Município de Paranaguá-PR, na Ilha dos Valadares. Foram usados jogos, brinquedos ... -
Jogos, brincadeiras, educação infantil
(2015)O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar ... -
Inovações metodológicas
(2015)A expectativa de todo indivíduo é de se apropriar de conhecimento produzido no campo da educação escolar, por isso, a impossibilidade de acesso a esse tipo de direito restringe a ação e identificação do ser humano na ... -
Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil
(2013)Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos ... -
Inclusão escolar : um novo olhar sobre os alunos de inclusão
(2015)O trabalho propõe uma reflexão sobre a socialização e aprendizagem em inclusão dos alunos na escola inclusiva, fazendo com que os professores reflitam sobre a importância de uma educação inclusiva para a emancipação dos ... -
Gestão democratica na escola publica
(2015)A discussão sobre Gestão Democrática na Educação Pública vem sendo cada vez maior. A cada momento que passa fica mais evidente a necessidade da participação da comunidade escolar na gestão de um sistema de ensino, seja ... -
Formação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiência
(2015)Este artigo apresenta uma análise da educação inclusiva, com o relato de uma experiência vivenciada durante a multiplicação do curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, realizada ... -
Formação de educadores e a diversidade étnico-racial e de gênero : relato de uma experiência
(2015)O foco deste trabalho monográfico é o de analisar os sentidos e os significados que uma formação em direitos humanos, mais especificamente na diversidade étnicoracial e de gênero propicia ao ambiente coletivo, principalmente ...