Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 84
-
Educação, sustentabilidade e desenvolvimento local
(2013)Ao abordar questões que envolvam a problemática e questionamentos que permeiam o assunto inclusão, é evidente que em todos os aspectos, esferas e concepções sociais, de formação dos grupos de indivíduos caracterizados como ... -
Educação do campo : um olhar sobre Almirante Tamandaré
(2015)O artigo em questão estuda a educação do campo em Almirante Tamandaré enquanto uma realidade, pautando a discussão a partir de algumas leis que envolveram a educação desde o período imperial. O enfoque se dá em compreender ... -
As provas
(2015)Este artigo traz um recorte das vivências tidas em cinco realidades diferentes por uma professora recém-formada e ingressa na rede estadual de ensino, pelo Processo Seletivo Simplificado, o chamado PSS. A narrativa segue ... -
As metodologias inovadoras e suas aplicações em sala de aula
(2015)A experiência contida neste texto deriva de reflexões realizadas nas vivências e convivências da Multiplicação do Curso de Aperfeiçoamento Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, no Módulo "Gestão e Processos ... -
A realidade do campo em Antonina e no Litoral do Paraná : relato de experiência
(2015)Este estudo é um relato de experiência entre docentes da rede pública estadual e municipal de ensino de Antonina com a realidade das comunidades rurais de Antonina-PR. O objetivo deste trabalho é apresentar a realidade do ... -
A primeira formação de docentes : repensar a atualidade
(2015)O estudo tem por objetivo o relato de como se deu a trajetória do Curso de Formação de Docentes de Colégios Estaduais no Estado do Paraná, com professores da Rede Municipal e Estadual que atuam em sala de aula ou atuaram ... -
A hiperatividade e os jogos lúdicos como estratégia para a aprendizagem
(2015)Com frequência os professores encontram em suas turmas crianças agitadas, hiperativas, que não conseguem manter a atenção focalizada nas atividades escolares que exigem concentração mais profunda ou por mais tempo. Esse ... -
A experiência do GPEDI a partir do módulo de Gestão e Processos de Inovação Metodológica
(2015)Este estudo é um relato da experiência vivenciada, das sínteses das aprendizagens experimentadas, problematizadas e coletivamente construídas com professores e agentes educacionais I e II das Escolas Estaduais de Colombo-PR ... -
A experiência como motivadora da curiosidade e criatividade docente na adaptação de jogos e brincadeiras
(2015)A temática escolhida para multiplicação do curso Gpedi ( Gestão de Processos de Ensino Aprendizagem e Inclusão) se justifica pelo fato de considerar de suma importância oportunizar a tomada de consciência dos docentes sobre ... -
A educação infantil no município de Colombo
(2015)O grupo de trabalho GEPDI (Gestão de Processos Diversidade e Inclusão) realizou ações no município de Colombo, destinado aos educadores de diversos departamentos e de todas as etapas de ensino cujo intuito foi pensar a ... -
A diversidade na educação infantil
(2015)Existem várias formas de analisar a diversidade dentro do cenário da Educação Infantil. Da mesma forma que se pode pensar a diversidade apenas pelo que tange às diferenças individuais entre as crianças dentro da sala de ... -
Educação do campo : entre o ideal e a realidade
(2015)Resumo: Com o presente estudo, busca-se estabelecer um parâmetro entre o ideal e o real da Gestão Escolar no Campo, a partir de um recorte em que são objeto de estudo duas escolas do campo localizadas na Região Metropolitana ... -
Os desafios na educação de jovens e adultos, na perspectiva de uma educação inclusiva no Colégio Estadual Professora "Maria de Lourdes Rodrigues Morozowski"
(2018)O presente trabalho tem como objetivo de refletir sobre a prática pedagógica, escolar, considerando: O conflito geracional, os aspectos culturais e as especificidades da Educação de Jovens e Adultos. Como também orientar ... -
Diversidade cultural : relações inclusivas no ambiente escolar
(2015)Resumo: Este artigo trata de promover relações inclusivas que combatam o preconceito no ambiente escolar a partir da discussão sobre a diversidade cultural. Apesar de viver no país da diversidade, o que se encontra no ... -
Dislexia : conhecimentos e práticas escolares, mobilização da inclusão dos estudantes disléxicos
(2015)Resumo: O presente artigo visa descrever os distúrbios da aprendizagem relacionados à leitura e à escrita trazendo conhecimentos sobre o tema "dislexia" a fim de entender e propor algumas possibilidades pedagógicas inclusivas ... -
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
(2015)Resumo: A evolução social abriu as portas da escola para a inclusão. A escola deve estar preparada para acolher as diferenças. No entanto, nem sempre a formação do professor é apropriada para entender e superar todas as ... -
A universidade como agente transformadora da concepção infância : praxis e desenvolvimento da educação infantil no Brasil e a realidade do município de Guaratuba - PR
(2015)Resumo: Existem várias formas de analisar a diversidade dentro do cenário da Educação Infantil. Da mesma forma que se pode pensar a diversidade apenas pelo que tange às diferenças individuais entre as crianças dentro da ...