40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 194
-
Não tem como ignorar a transexualidade na sala de aula : abordagens sobre gêneros e sexualidades no ensino médio
(2024)Resumo: Esta pesquisa possui a questão central: ‘Como as relações de gêneros e sexualidades são compreendidas e abordadas por docentes que lecionam para turmas do Ensino Médio com discentes transexuais, na rede pública ... -
O desenho universal para aprendizagem na educação matemática inclusiva à luz do pensamento complexo
(2024)Resumo: A educação inclusiva pensada como acesso, permanência e atendimento educacional de qualidade para a diversidade da sala de aula, requer planejamento e formação continuada. Como ponto de partida é essencial enfrentar ... -
Rádio escolar como prática pedagógica educomunicativa : narrativas e percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2024)Resumo: O presente estudo integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. O objetivo ... -
Interlocuções entre a educação de jovens e adultos e a educação especial : demandas e desafios dos educandos jovens e adultos com deficiência intelectual
(2024)Resumo: Frente às problemáticas apresentadas tanto na Educação Especial (EE) como nas especificidades de jovens, adultos e idosos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), propõe-se com este estudo verificar quais são as ... -
Dificuldades dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental ao ministrar aulas de matemática
(2024)Resumo: Dificuldades dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao ministrar aulas de Matemática é tema da presente investigação. Insere-se no campo de investigação da formação de professores, mais especificamente ... -
Práticas da coordenação pedagógica para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2024)Resumo: Este trabalho aborda sobre a atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de ... -
Onde se aninham os saberes que a escola pública apreende a respeito da realidade da sua comunidade?
(2024)Resumo: A realidade das comunidades que compõem as escolas públicas tem alcançado cada vez mais relevância no campo educacional. Documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, a Base Nacional ... -
O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
(2024)Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. Objetiva-se discutir sobre as possíveis contribuições do letramento literário para que o tema da morte seja adequadamente trabalhado em sala de ... -
Práticas de educação física no cárcere : tecnologias digitais como recurso pedagógico
(2018)Resumo: Esta pesquisa aborda as práticas de Educação Física no cárcere e as tecnologias digitais como recurso pedagógico. Entende-se que na formação docente inicial os acadêmicos deveriam vivenciar práticas nos mais diversos ... -
Projeto de vida no novo ensino médio : percepções docente e discente
(2024)Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções docente e discente da implementação pedagógica do Projeto de Vida em uma escola do campo da Rede pública Estadual de ensino do Paraná. Para tanto, optou-se ... -
O efeito estético : a recepção dos contos de Hans Christian Andersen pelas crianças da educação infantil e pelos estudantes do oitavo ano da educação básica
(2024)Resumo: A presente pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, vinculado a linha de pesquisa Teoria e Prática de Ensino na Educação Básica, problematiza: Como as crianças da ... -
Documentação pedagógica na educação infantil : olhares de professores do ensino público
(2024)Resumo: A presente pesquisa, fundamentada nas contribuições de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, bem como de outros autores que adotam uma perspectiva pós-estruturalista, tem como objetivo problematizar os discursos ... -
Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
(2024)Resumo: A pesquisa tem como objetivo problematizar o retorno das crianças no período pós pandêmico às turmas de pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em um município da região metropolitana de ... -
Arte e tecnologia : leituras e representação de mundo
(2024)Resumo: A presente investigação partiu da inquietude de identificar as contribuições das Tecnologias no ensino de Arte, a partir da leitura e significados culturais no mundo dos educandos do 2º Ciclo do Ensino Fundamental ... -
Atravessamentos formativos de um professor de sociologia
(2023)Resumo: Esta pesquisa envolve marcas de experiências deste professor de sociologia, vividas na escola e em outros espaços. Elas me convocaram a pensar alguns movimentos minoritários que vazam do currículo institucionalizado. ... -
Representações sociais de famílias : a relação com a escola no período da pandemia
(2023)Resumo: O contexto imposto pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos (2020-2022), tem sido um momento histórico na humanidade para repensarmos a educação, bem como os caminhos de mobilização entre família e escola. Durante ... -
Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
(2023)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo problematizar as práticas educativas de utilização do livro didático como artefato na educação das crianças de 4 a 5 anos, no cotidiano da pré-escola do município de Curitiba, ... -
Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola
(2023)Resumo: Esta pesquisa cartografa encontros entre arte, educação, linguagens e as relações estéticas que permeiam o fazer docente. Me interessam os movimentos que partem da experiência com linguagens da arte no espaço que ... -
O ensino de literatura e a ciberliteratura em uma revisão integrativa : perspectivas de uma literatura expandida no ensino médio
(2023)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná. Tem como objeto de pesquisa as práticas educativas ... -
Estudos de aula e aprendizagens relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2023)Resumo: Esta pesquisa analisou, através de um ciclo de Estudos de Aula, as aprendizagens docentes relacionadas ao conhecimento pedagógico do conteúdo de professores do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada ...