Navegação 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 193
-
A ação mediadora dos pedagogos na hora-atividade de professores do ensino médio : novas dimensões de atuação
(2016)Resumo: A presente dissertação objetivou investigar a ação mediadora desenvolvida pelos pedagogos de uma escola da rede estadual de Curitiba - Paraná, no contexto de uma formação continuada em serviço de professores do ... -
Alfabetização na BNCC : desafios e possibilidades na prática pedagógica dos professores
(2023)Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os direitos de aprendizagem para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, que deve ocorrer até o término do 2º ano do Ensino Fundamental, aprofundando as ... -
Análise da formação do docente para diversidade cultural na escola básica : as novas dimensões do trabalho pedagógico
(2015)Resumo: Este trabalho problematiza a ação do/a pedagogo/a diante do desafio da organização de um processo formativo contínuo que possibilite formas de mediação entre os saberes necessários aos/às professores/as sobre a ... -
Análise de teses e dissertações sobre a formação de professores em educação ambiental para a conservação de recursos hídricos
(2016)Resumo: Atualmente os corpos d'água se apresentam altamente degradados. A Educação Ambiental é uma ferramenta importante para que esta situação seja superada. Para isto, a formação de professores tem papel fundamental. O ... -
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
(2023)Resumo: A presente dissertação propõe-se a investigar a aplicabilidade da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em contextos da Educação Básica comparando os conceitos base da ABP frente ao Projeto Político Pedagógico ... -
Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os estudantes da terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Tunas do Paraná, percebem a Modelagem Matemática para sua aprendizagem. A ... -
Aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015)Resumo: Trata-se de pesquisa qualitativa com objetivo de investigar dificuldades na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental do município ... -
Arte e tecnologia : leituras e representação de mundo
(2024)Resumo: A presente investigação partiu da inquietude de identificar as contribuições das Tecnologias no ensino de Arte, a partir da leitura e significados culturais no mundo dos educandos do 2º Ciclo do Ensino Fundamental ... -
A arte visual africana e afro-brasileira na educação básica : apropriações e significados no ensino de arte
(2019)Resumo: O presente trabalho verificou apropriações para a arte africana e afro-brasileira utilizadas no ensino de Arte no município de Curitiba, considerando a lei 10.639/2003 e as diretrizes estabelecidas pelo Parecer ... -
As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
(2021)Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como meus recursos internos, enquanto professora, foram sendo aflorados na experiência de aprender/ensinar o ofício de narrar a partir das vivências com os estudantes ... -
Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
(2021)Resumo: Esta pesquisa buscou propor o projeto Hoje tem Pedal guiado pelo conceito de Letramento Corporal para as aulas de Educação Física escolar do Ensino Fundamental, por meio da utilização da bicicleta como uma ferramenta ... -
Artista-professora-pesquisadora : uma reflexão sobre ensinar arte para alunos do 4. ano de ensino básico a partir da obra Bichos urbanos
(2018)Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar os resultados de práticas educacionais em Arte realizadas em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Curitiba. Participaram da pesquisa 21 ... -
Ateliê (des)educador
(2022)Resumo: Esta pesquisa narra um encontro entre ateliê, arte e infâncias, onde o espaço manifesta rastros de presenças e outros modos de pensar educação. Conforme os autores são apresentados, a escrita encontra a linha que ... -
Atravessamentos formativos de um professor de sociologia
(2023)Resumo: Esta pesquisa envolve marcas de experiências deste professor de sociologia, vividas na escola e em outros espaços. Elas me convocaram a pensar alguns movimentos minoritários que vazam do currículo institucionalizado. ... -
Atribuições e desafios dos pedagogos que atuam em colégios agrícolas da educação profissional técnica de nível médio
(2021)Resumo: Esta pesquisa traz como objeto de estudo as atribuições e os desafios dos Pedagogos que atuam em Colégios Agrícolas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Dessa forma, por entender que esse profissional ... -
As aulas de educação física escolar na pandemia de Covid-19 : possibilidades e desafios para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investiga as aulas de Educação Física escolar na pandemia de COVID-19, considerando as possibilidades e desafios para a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e ... -
Autoria em música na educação básica : um estudo bakhtiniano
(2019)Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), parte de uma sequência didática implementada junto aos alunos do segundo ao quinto ano do ... -
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos
(2021)Resumo: Esta dissertação intitulada avaliação na Educação Infantil de Curitiba: Uma análise sobre os pareceres descritivos teve como objetivo geral investigar e analisar os limites e as possibilidades dos pareceres descritivos ... -
Biopolítica e a governamentalidade : os registros dos relatórios das práticas escolares em tempos de pandemia, como dispositivo do trabalho pedagógico
(2022)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no cotidiano da organização do trabalho do pedagogo, a partir dos registros dos relatórios que validam as Atividades Pedagógicas não Presenciais ... -
A BNCC e as práticas pedagógicas de formação de professores na educação infantil
(2022)Resumo: O objetivo dessa dissertação é problematizar as concepções da nova Base Nacional Comum Curricular que se constitui como um dispositivo de governamento das práticas pedagógicas, mais especificamente analisando como ...