40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 1473
-
"Eu sou uma fênix!", "me sinto empoderada!" significados e sentidos expressos em encontros musicoterapêuticos por idosas que sofreram e/ou sofrem violência : uma experiência em um projeto de educação não formal
(2024)Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender os significados e sentidos expressos em encontros musicoterapêuticos por idosas participantes de Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIS) que sofreram e/ou sofrem ... -
Artes visuais no ensino médio : conhecimento, autoconhecimento e sentido
(2024)Resumo: Este estudo tem como objetivo geral compreender o ensino das Artes Visuais no Ensino Médio como proposta de desenvolvimento do conhecimento e do autoconhecimento para a produção de sentido. Como objetivos específicos, ... -
Associação Brasileira de Educação : circulação de saberes e renovação do campo pedagógico, uma abordagem transnacional (1924 – 1947)
(2025)Resumo: Esta tese examina a história da Associação Brasileira de Educação (ABE) sob uma perspectiva transnacional, destacando seu papel na circulação de sujeitos, instituições, ideias e objetos. O período analisado abrange ... -
Considerações sobre o capital cultural e o desempenho redacional na educação popular a partir da experiência do Cursinho Popular Alicerce 23 em Curitiba
(2024)Resumo: A presente pesquisa apresenta as considerações sobre o desempenho redacional na Educação Popular utilizando-se de base o capital cultural de estudantes do Cursinho Popular Alicerce 23 (A23), em Curitiba. Como ... -
Competências e habilidades docentes sob a ótica de participantes de uma universidade aberta da pessoa idosa
(2025)Resumo: Esta pesquisa investiga o ensino voltado para pessoas idosas, com ênfase na relação entre as competências e habilidades docentes e as práticas educacionais nas Universidades Abertas da Pessoa Idosa (UAPI). Considerando ... -
"Me dá um trocado?" : sentidos e significados sobre a infância e o ensino corânico na Guiné-Bissau para os Talibés
(2023)Resumo: A presente dissertação investiga o talibismo, uma temática complexa que envolve crianças, cultura, religião e família, e, que é pouco explorada nas pesquisas. De origem Árabe, talibé é uma palavra usada na Guiné-Bissau ... -
Letramento racial bilíngue : diálogos com estudantes negros/as surdos/as da Região Metropolitana [sic] de Curitiba
(2024)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral analisar como operam as práticas discursivas raciais que circulam em uma escola da região metropolitana de Curitiba na constituição de subjetividades e identidades de ... -
Oficinas de escrita na escola : o letramento literário e a complexa formação do aluno-autor
(2025)Resumo: Este trabalho analisa a formação do aluno-autor, considerando estudos referentes ao letramento literário. A pesquisa-ação foi desenvolvida em escola municipal de Curitiba (Brasil), em aulas de Língua Portuguesa no ... -
Valorização docente e mudanças legislativas na rede estadual de ensino do Paraná : implicações para professores efetivos e temporários
(2025)Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, analisou as normativas estaduais que regulamentam o trabalho docente dos professores efetivos e temporários ... -
"Feminismo? Não sou dessas que queimam sutiã!" : em busca de pedagogias feministas na creche a partir dos tensionamentos dos feminismos subalternos
(2025)Resumo: A Educação Infantil se constitui como campo do conhecimento em construção e, nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas têm enfatizado a importância desta etapa educativa. Deste modo, ... -
O Conselho Municipal de Educação na elaboração, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Pinhais
(2025)Resumo: Esta pesquisa analisa a participação da sociedade no desenvolvimento das políticas educacionais no município de Pinhais. Busca responder o seguinte problema: Como vem ocorrendo a participação do Conselho Municipal ... -
Escolas nas colônias em São José dos Pinhais, Paraná : organização e materialidades, fins do século XIX e início do XX
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história nas Escolas das Colônias, sua organização e materialidades, entre os anos de 1877 a 1937, na cidade de São José dos Pinhais/PR. O interesse por essa temática surge ... -
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal do Paraná : uma análise das relações étnico-raciais no olhar de estudantes de países africanos
(2024)Resumo: O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) foi criado oficialmente em 1965, oferece vagas gratuitas em cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras para estudantes internacionais ... -
Impactos de um programa educativo da OMS para cuidadores na adaptação parental à deficiência e nas práticas parentais
(2024)Resumo: O desenvolvimento de indivíduos com deficiências ou transtornos no desenvolvimento tem sido diretamente relacionado com a adaptação dos cuidadores à condição da criança. Quanto mais os cuidadores conseguem investir ... -
Valorização docente e sindicalismo : a ação da APMP na defesa das metas 17 e 18 do Plano Municipal de Piraquara
(2024)Resumo: A presente pesquisa analisa a atuação sindical docente, na representatividade da Associação das/os Profissionais da Educação Municipais de Piraquara (APMP), entidade afiliada à APP-Sindicato dos Trabalhadores em ... -
Jovens encarceradas(os) : trajetórias vida e memórias escolares
(2023)Resumo: Esta dissertação explora as trajetórias de vida e as experiências escolares de jovens em privação de liberdade, com o objetivo de estabelecer conexões entre o aumento crescente de jovens em situação de encarceramento ... -
Eficácia do ensino de habilidades fonológicas e pragmáticas no desenvolvimento da leitura de estudantes autistas
(2024)Resumo: A aprendizagem da leitura é um processo complexo que pode representar um desafio para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dado o conjunto diversificado de habilidades linguístico-cognitivas que ela ... -
A atuação do Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo da formação técnica e profissional no Estado do Paraná (2020-2023)
(2024)Resumo: Esta dissertação analisou a atuação do Centro de Ensino Superior Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo para a Formação Técnica e Profissional no estado do Paraná, atuação privada fortalecida a partir ... -
Merleau-Ponty na educação : uma investigação fenomenológica sobre afetividade
(2024)Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar a concepção de afetividade apresentada por Merleau-Ponty em sua obra "A Estrutura do Comportamento" e sua eventual implicabilidade na área da Educação, buscando compreender como ... -
Formação continuada EAD para professores : desenvolvimento da autonomia de estudantes com deficiência intelectual
(2024)Resumo: Promover a autonomia é fundamental para o desenvolvimento pessoal, pois permite que os indivíduos se tornem autores de suas próprias vidas, capazes de tomar decisões e de agir de forma independente e consciente. A ...