Horizontes para uma prática pedagógica complexa e transdisciplinar para os anos iniciais
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar contribuições que possam subsidiar práticas pedagógicas complexas e transdisciplinares na Educação Básica, tendo como base teórica os princípios do pensamento complexo de Edgar Morin. O problema que norteou a investigação foi: de que modo uma visão complexa e transdisciplinar pode subsidiar as práticas pedagógicas de professores da Educação Básica que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental? A pesquisa, de natureza transdisciplinar, foi desenvolvida em duas fases complementares. A primeira fase, realizada na Escola Vila, localizada em Fortaleza (CE), consistiu na condução de entrevistas abertas com três professoras pedagogas dos anos iniciais, dois coordenadores pedagógicos e a diretora da unidade. A análise dessas entrevistas foi orientada pela metodologia dos núcleos de significação, conforme proposta por Aguiar e Ozella, no marco da psicologia sócio-histórica. Buscou-se compreender as concepções, experiências e desafios presentes nas práticas pedagógicas dos sujeitos participantes. Os dados revelaram um movimento recorrente de resistência às práticas fragmentadas, evidenciando a valorização da escuta, da contextualização e da articulação entre diferentes áreas do conhecimento. A segunda fase compreendeu o desenvolvimento de um curso de extensão e a elaboração de um Material Reflexivo (MR), concebido para promover a reflexão crítica, a criatividade e o pensamento complexo sobre a prática docente nos anos iniciais. A análise desta etapa foi sistematizada com base nos pressupostos teóricos da complexidade e da transdisciplinaridade, articulando-os novamente com os núcleos de significação. Nesta fase, os participantes demonstraram, por meio das atividades formativas, que o saber emerge da experiência concreta e situada, sendo possível ultrapassar a lógica disciplinar e linear ao reconhecer a existência do invisível, do sensível e da relação entre os saberes. Os resultados de ambas as fases convergem para a valorização de uma práxis intuitiva e reflexiva, sustentada pela complexidade, pela escuta e pela transversalidade. A pesquisa justifica-se pela urgência de repensar o paradigma tradicional de ensino e promover, desde os anos iniciais da Educação Básica, práticas pedagógicas que integrem razão, sensibilidade e ética, em consonância com os desafios do mundo contemporâneo Abstract: This research aims to present contributions that can support complex and transdisciplinary pedagogical practices in Basic Education, based on the theoretical principles of Edgar Morin’s complex thought. The guiding research question was: how can a complex and transdisciplinary perspective support the pedagogical practices of Basic Education teachers working in the early years of elementary school? This transdisciplinary research was developed in two complementary phases. The first phase, conducted at Escola Vila, located in Fortaleza (CE), involved open-ended interviews with three early years pedagogical teachers, two pedagogical coordinators, and the school principal. The analysis of these interviews was guided by the methodology of meaning cores (núcleos de significação), as proposed by Aguiar and Ozella within the framework of socio-historical psychology. The goal was to understand the participants’ conceptions, experiences, and challenges present in their pedagogical practices. The data revealed a recurring movement of resistance to fragmented practices, highlighting the value of listening, contextualization, and the articulation between different areas of knowledge.The second phase involved the development of an extension course and the creation of a Reflective Material (RM), designed to foster critical reflection, creativity, and complex thinking about teaching practice in the early years. The analysis of this phase was systematized based on the theoretical assumptions of complexity and transdisciplinarity, once again articulated with the meaning cores. In this phase, participants demonstrated, through formative activities, that knowledge emerges from concrete and situated experience, making it possible to go beyond disciplinary and linear logic by recognizing the existence of the invisible, the sensitive, and the interconnection between forms of knowledge.The results from both phases converge toward the appreciation of an intuitive and reflective praxis, sustained by complexity, active listening, and transversality. This research is justified by the urgent need to rethink the traditional teaching paradigm and to promote, from the early years of Basic Education, pedagogical practices that integrate reason, sensitivity, and ethics, in line with the challenges of the contemporary world
Collections
- Dissertações [1021]