Teatro e consciência histórica : narrativas teatrais como expressão da aprendizagem histórica
Resumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a investigação a respeito do processo de Aprendizagem Histórica, bem como a formação de uma consciência histórica capaz de atribuir sentido aos processos temporais por meio de narrativa histórica, se apropriando das linguagens teatrais para este fim. Compreende-se este trabalho como qualitativo (Coimbra; Martins, 2014), analisado por meio do estudo de caso (Martins, 2004). O elemento teatral, entendido nesta dissertação como linguagem teatral, foi desenvolvido como elemento inerente ao ser humano, cuja ideia se ancora em Tomasello (2008) e a origem da comunicação humana, bem como as ideias de Boal (2012) e Amaral (1996) a respeito da teatralidade humana. A relação entre o teatro e a educação teve relevância neste trabalho, levando em consideração a historicidade desta relação (Courtney, 1980) e suas qualidades pedagógicas dentro do ambiente escolar (Arcoverde, 2008). O processo empírico buscou analisar o exercício teatral de estudantes do ensino médio, de faixa etária entre 14 e 17 anos, onde foram avaliados por meio de jogos teatrais (Spolin, 2007), se apropriando desta linguagem em formato narrativo como expressão da aprendizagem histórica (Rüsen, 2022), ancorado no processo teórico-metodológico da Aula Histórica (Schmidt, 2020). O recorte histórico do trabalho foi o período ditatorial, ocorrido no Brasil entre os anos de 1964 a 1985. Foi possível perceber, por meio dos resultados, a compreensão histórica dos estudantes, bem como o entendimento deste contexto no tempo presente, podendo, assim, projetar o futuro. Revelou-se, através das linguagens teatrais, a capacidade narrativa dos jovens estudantes, expressando, assim, a aprendizagem histórica a respeito do recorte histórico estudado Abstract: The aim of this work was to investigate the process of Historical Learning, as well as the formation of a historical consciousness capable of attributing meaning to temporal processes through historical narrative, appropriating theatrical languages for this purpose. This is a qualitative study (Coimbra; Martins, 2014), analyzed through a case study (Martins, 2004). The theatrical element, understood in this dissertation as theatrical language, was developed as an element inherent to the human being, whose idea is anchored in Tomasello (2008) and the origin of human communication, as well as the ideas of Boal (2012) and Amaral (1996) regarding human theatricality. The relationship between theater and education was relevant to this work, taking into account the historicity of this relationship (Courtney, 1980) and its pedagogical qualities within the school environment (Arcoverde, 2008). The empirical process sought to analyze the theatrical exercise of high school students, aged between 14 and 17, where they were evaluated through theatrical games (Spolin, 2007), appropriating this language in narrative format as an expression of historical learning (Rüsen, 2022), anchored in the theoretical-methodological process of the Historical Classroom (Schmidt, 2020). The historical context of this work was the Brazilian military dictatorship, a period that lasted from 1964 to 1985. It was possible to see, through the results, the students' historical understanding, as well as the understanding of this context in the present time, thus being able to project the future. In other words, this work revealed students' narrative ability by expressing their historical learning about the studied time period through theatrical language
Collections
- Dissertações [1035]