• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Gênero, sexualidade e raça e educação em biologia : análises críticas de produções acadêmicas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCOS VINICIUS TAVARES.pdf (1.356Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Tavares, Marcos Vinícius
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As Ciências Biológicas foram e são utilizadas para fundamentar violências étnico- raciais, de gênero e de sexualidade por meio dos projetos coloniais modernos. Em políticas curriculares e nas escolas essa área do conhecimento tem naturalizado corpos e corpas inconformes e dissidentes, principalmente pelos avanços de movimentos neoconservadores e neoliberais. Na educação escolar e nas pesquisas acadêmicas em educação, é imprescindível que a Biologia seja subvertida para que rompamos com os paradigmas das colonialidades. A presente pesquisa, na forma de estado da arte, objetiva organizar, sistematizar e analisar dissertações de mestrado e teses de doutorado por meio de resumos no acervo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no campo da Educação em Biologia, que tratem dos temas de diversidade (especialmente de sexualidade, gênero e raça). Os resultados apontam que, mesmo com alguns avanços de rexistência, a maioria dos trabalhos não leva em consideração as historicidades das opressões pelas matrizes coloniais, tratando- as de forma não interseccionais e, assim, fragmentadas. Essas conclusões inferem a persistência de racismo silencioso e da manutenção do pacto da branquitude. Isso traz como consequências limitações às críticas à Biologia e às práticas pedagógicas dessa área do conhecimento
     
    Abstract: The Biological Sciences were and are used to underpin ethnic-racial, gender and sexual violence by means of modern colonial projects. In modern curriculum policies and in schools this field of knowledge has naturalized nonconformists and dissident bodies, mainly due to the advances of neoconservative and neoliberal movements. In school education and academic research in education, it is essential that Biology be subverted in order to break with the paradigms of colonialities. This research, in the form of a state of the art, aims to organize, systematize and analyze summaries of master's theses and doctoral dissertations in the Digital Library of Theses and Dissertations collection (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), in the field of Education of Biology, that deal with the themes of diversity (especially sexuality), gender and race. The results point out that even with some advances in rexistence, most works do not take into consideration the historicities of oppressions by colonial matrices, treating them in a non-intersectional, and thus, fragmented way. These conclusions infer the persistence of silent racism and the maintenance of the pact of whiteness. This brings as consequences limitations to the criticism of Biology and to the pedagogical practices of this area of knowledge
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97721
    Collections
    • Dissertações [1021]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV