40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 181-200 of 1481
-
Entre portas e passagens : educação performativa e corpo na educação infantil
(2024)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de estudos Labelite (UFPR/CNPq) – Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender quais sentidos de corpo podem ser atribuídos ... -
Direitos humanos para quem? : uma investigação sobre o conceito de humano no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
(2024)Resumo: A presente pesquisa aborda a temática dos direitos humanos e sua relação com o conceito de "humano" no contexto do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. A pesquisa utiliza a análise do discurso como ... -
Em busca do manifesto discente : um estudo no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná
(1998)Resumo: Estudo de valorização do manifesto discente ambientado no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Expõe a concepção do processo educativo e o papel do aluno nas pedagogias tradicional, ... -
Funcionárias da educação básica : uma análise a partir das redes estaduais brasileiras
(2024)Resumo: Este trabalho objetiva analisar quais são os cargos/funções de funcionárias da educação básica existentes nas redes estaduais de ensino e quais são os critérios utilizados para contratação e lotação dessas ... -
A política de qualificação em serviço dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba na gestão Greca (1993-1996) : entre o discurso da "cultura das elites" e a perspectiva pragmática do trabalho educativo
(2003)Resumo: Esta dissertação tem por tema as políticas de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A partir da afirmação da necessidade de uma formação inicial sólida e de qualidade, ... -
A docência compartilhada na educação infantil e a constituição do habitus docente
(2024)Resumo: A presente pesquisa buscou identificar a manifestação de disposições que caracterizam um habitus docente próprio do profissional da EI em seu fazer docente, bem como elencar quais aprendizagens são favorecidas e ... -
A abordagem Pikler-Lóczy em creches públicas paulistanas : qualidade percebida na docência com bebês
(2024)Resumo: Este estudo tem como objeto de pesquisa a presença da abordagem Pikler-Lóczy em contextos de creches públicas do município de São Paulo. Ao acionar conceitos provenientes do campo dos Estudos Sociais da Infância e ... -
Educação escolar quilombola e o custo-aluno-qualidade : um estudo de caso
(2023)Resumo: A presente dissertação tem por objetivo estimar o custo-aluno de uma escola quilombola, localizada na região Sul do Brasil. Para tanto, essa pesquisa entrelaça, reflexões sobre o direito à Educação Escolar Quilombola, ... -
Patrulha escolar comunitária no Paraná : concepções de diretores, pedagogos e professores de escolas estaduais do município de Curitiba
(2023)Resumo: A questão da violência escolar tem assumido um papel central nas preocupações públicas ao longo das últimas décadas, gerando um intenso debate a respeito dessas situações. Isso tem implicado em posições nem sempre ... -
O processo de privatização na promoção do direito à educação no Estado do Paraná (2019-2022) : o mapeamento dos sujeitos privados mercantis
(2023)Resumo: A dissertação apresenta como temática de estudo o processo de privatização da educação no Paraná, através da atuação dos sujeitos privados mercantis e as implicações para o currículo, gestão escolar e trabalho ... -
Os fenômenos cognitivos na didática dialógica
(2023)Resumo: A Didática Dialógica é uma abordagem elaborada como crítica à Didática Tradicional. A segunda, tomava os estudantes como passivos frente a um saber hermético, transmitido pelo professor; a primeira, pressupõe a ... -
Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
(2024)Resumo: A criatividade, na educação, é tema globalmente discutido há mais de setenta anos, por pesquisadores de diferentes países e áreas de atuação. No entanto, um levantamento bibliográfico de pesquisas publicadas nos ... -
O basquetebol feminino no contraturno escolar : relação dos suportes escolar e parental com o desempenho acadêmico por meio da vivência esportiva
(2024)Resumo: O esporte é um fenômeno cultural que proporciona benefícios em diversos segmentos da vida, tais como os aspectos sociais, da saúde, biológicos e psicológicos. Na escola, os estudantes têm contato com diversas ... -
Experiência estética durante caminhadas de trabalhadores da comunidade escolar : potenciais para uma educação menos antropocêntrica
(2024)Resumo: Esta tese objetivou investigar as experiências multissensoriais de trabalhadores da comunidade escolar de Pinheiros (Espiríto Santo) com~na natureza.Trata-se de uma pesquisa pautada em referenciais ecofenomenológicos, ... -
A representação social de morte para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa
(2023)Resumo: Esta dissertação, junto à linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem por objetivo conhecer a Representação ... -
Universidade como espaço de poder : branquitude e formação de professoras e professores
(2024)Resumo: O objetivo principal que orienta esta pesquisa é analisar a presença da branquitude no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro. A pesquisa, de abordagem qualitativa, abrangeu ... -
Patrimônio cultural e saber histórico escolar
(2004)Resumo: Estudo sobre o patrimônio cultural e o saber histórico escolar. Investiga as práticas dos professores que utilizam o patrimônio cultural da localidade como um elemento de relevância para a construção de um tipo de ... -
As afetividades que atravessam lideranças comunitárias nas iniciativas em educação ambiental de escolas públicas estaduais no oeste do Paraná
(2024)Resumo: Pautadas na corrente contemporânea da ecofenomenologia, assumimos o engajamento corpóreo, imaginativo, criativo e afetivo das coisas mais-que-humanas. Este aporte converge para o campo das epistemologias ecológicas, ... -
O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio
(2003)Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar as representações dos alunos do Ensino Médio sobre a história do Brasil ensinada na escola, com ênfase nos temas relativos à nação brasileira: formação, organização, problemas ... -
Idealização, fabricação e circulação dos móveis escolares : uma investigação sobre a(s) cultura(s) do provimento escolar (1906-1928)
(2024)Resumo: Nesse estudo a materialidade da escola será o núcleo de análise privilegiado, deste modo, me interessa analisar as movimentações e interações existentes no processo de aquisição mobiliar que chegam à instrução ...