Cenários das experiências formativas na constituição inicial da identidade profissional docente no estágio probatório
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Data
2022Autor
Oliveira, Adriana Aparecida de Lima
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Resumo: Essa tese de doutoramento tem como objetivo central, identificar nas verbalizações de professores em Estágio Probatório suas experiências, compreensões, necessidades e conhecimentos sobre a profissão docente e os modos como aplicam essas aprendizagens nos processos pedagógicos culturais, escolar e da escola, buscando verificar se a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba propicia momentos formativos para que os docentes reconheçam neste momento inicial a sua identidade profissional como professores dessa rede pública de ensino. Partimos de um estudo exploratório com acompanhamento do curso destinado aos professores em Estágio Probatório, a partir de observação participante. As percepções e apresentação das expectativas e necessidades dos professores, nos levaram a propor um curso considerando a metodologia de pesquisa-formação, com base em Josso (2010) e Souza (2014). Consideramos neste curso, a metodologia de narrativas (auto)biográficas, a partir desses mesmos autores, buscando oportunizar liberdade de expressão e voz às professoras em Estágio Probatório, em específico. As verbalizações e auto narrativas assumiram papel primordial, levando para além do ouvir, à visibilidade sobre as percepções, conhecimentos e necessidades profissionais manifestadas pelas professoras durante as atividades propostas no curso. O universo da pesquisa, abrangeu duas fases, sendo que a primeira contou com a participação de sessenta professores para o estudo exploratório (observação, pesquisa participante e aplicação de questionário semiestruturado) e na segunda fase, selecionamos doze professoras, inscritas para o curso de pesquisa-formação. Em momento contingencial de isolamento social, da pandemia de Covid-19, o curso foi desenvolvido em cinco encontros de formação que ocorreram de modo online. Para a concepção e planejamento da pesquisa, buscou-se considerar as produções culturais no âmbito escolar, que exercem influências na formação da docência também no período do Estágio Probatório. Recorremos para isso, ao apoio dos autores Viñao Frago (1995 e 2007) e Bourdieu (1983, 1996, 1998 e 2006), sendo que entendemos os conceitos de habitus e aqueles vinculados ao sentido do campo, capital cultural e do jogo, em que os agentes se orientam uns em relação aos outros no espaço social da escola e na aprendizagem do trabalho docente, o que produz formas de agir na docência nas quais nem sempre se considera a cultura do professor iniciante. As atividades da pesquisa formação, foram realizadas com base em teóricos da formação docente como Marcelo García (2009, 2010), Lee Shulman (1986 e 2005), Tardif (2000) e Tardif e Lessard (2014), e Giroux (1997); também considerando os processos culturais escolares a partir de Bourdieu (1983, 1996, 1998, 2000, 2001, 2003) e Viñao Frago (1995, 2007), o que possibilitou desenvolver conceitos sobre conhecimentos e saberes do ser professor. Pudemos constatar que os professores em EP, em suas experiências, compreensões, necessidades e conhecimentos sobre as aquisições da docência, recebem influências da cultura escolar prescrita e do habitus da escola na qual ingressam (influência de seus pares profissionais na escola), sendo necessário maior atenção às contribuições e mudanças que trazem ao campo escolar. Cabe à Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, a proposta de encontros formativos, observando a necessidade de atividades voltadas não somente à avaliação, mas ao acompanhamento dos professores em Estágio Probatório, durante as aquisições da docência, nas quais possam emitir e analisar suas próprias auto narrativas, bem como a dos outros professores, visando o reconhecimento da identidade profissional inicial docente já no Estágio Probatório. Abstract: This doctoral thesis has as its main objective, to identify in the verbalizations of teachers in Probationary Internship their experiences, understandings, needs and knowledge about the teaching profession and the ways in which they apply this learning in the cultural, school and school pedagogical processes, seeking to verify if the Curitiba Municipal Secretariat of Education provides formative moments for teachers to recognize their professional identity as teachers in this public municipal education network at this initial moment. We started with an exploratory study with follow-up of the course for teachers in the Probationary Internship, based on participant observation. The perceptions and presentation of teachers' expectations and needs led us to propose a course, considering the research-training methodology, based on Josso (2010) and Souza (2014). In this course, we consider the methodology of (auto)biographical narratives, from these same authors, seeking to provide freedom of expression and voice to teachers in Probationary Internship, in particular. The verbalizations and self-narratives assumed a primordial role, leading beyond listening to the visibility of the perceptions, knowledge and professional needs expressed by the teachers during the activities proposed in the course. The research universe covered two phases, the first of which involved the participation of sixty teachers for the exploratory study (observation, participant research and application of a semistructured questionnaire) and in the second phase, we selected twelve teachers, enrolled for the research course -formation. In a contingent moment of social isolation, due to the Covid-19 pandemic, the course was developed in five training meetings that took place online. For the conception and planning of the research, we tried to consider the cultural productions in the school environment, which exert influences in the formation of teachers also in the period of the Probationary Internship. For this, we resorted to the support of the authors Viñao Frago (1995 and 2007) and Bourdieu (1983, 1996, 1998 and 2006), considering that we understand the concepts of habitus and those linked to the meaning of the field, cultural capital and the game, in which the agents orientate themselves in relation to each other in the social space of the school and in the learning of the teaching work, which produces ways of acting in teaching in which the culture of the beginning teacher is not always considered. The training research activities were carried out based on teacher training theorists such as Marcelo García (2009, 2010), Lee Shulman (1986 and 2005), Tardif (2000) and Tardif and Lessard (2014), and Giroux (1997); also considering the school cultural processes from Bourdieu (1983, 1996, 1998, 2000, 2001, 2003) and Viñao Frago (1995, 2007), which made it possible to develop concepts about knowledge and knowledge of being a teacher. We could see that PE teachers, in their experiences, understandings, needs and knowledge about teaching acquisitions, are influenced by the prescribed school culture and the habitus of the school they enter (influence of their peers and school professionals), being greater attention is needed to the contributions and changes that they also bring to the school field. It is up to the Municipal Department of Education of Curitiba to propose training meetings, noting the need for activities aimed not only at evaluation, but at monitoring teachers in the Probationary Internship, during teaching acquisitions, in which they can issue and analyze their own reports narratives, and of other teachers, aiming at the recognition of the initial teaching professional identity already in the Probationary Internship.
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