• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação filosófica na perspectiva da filosofia das crianças : "a criança tem uma maneira diferente de pensar"

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - RAQUEL ALINE ZANINI.pdf (10.11Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Zanini, Raquel Aline
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar elementos para uma educação filosófica no ensino fundamental, com base na filosofia das crianças. A investigação parte da proposta de pesquisa com crianças e foi conduzida em duas escolas participantes da Olimpíada de Filosofia realizada pelo NESEF/UFPR, envolvendo crianças-estudantes do 6º, 7º e 8º ano de uma escola pública em Pinhais-PR e uma escola privada em Curitiba-PR. Como estratégias metodológicas foram realizadas entrevistas coletivas, observação participante e coleta das produções filosóficas das crianças. Após a coleta dos dados foram estabelecidas três categorias de análise: a criança como produtora de conhecimento e agente do seu processo de aprendizagem; a ação dialógica do processo formativo: relações intra e intergeracionais; pensamento filosófico das crianças-estudantes: cotidiano e contexto. Os autores referência para as análises realizadas são Walter Benjamin (2009, 2012a, 2012b), Adolfo Sánchez Vázquez (2011) e Mikhail Bakhtin (2011). Com base na filosofia das crianças, apresentam-se como elementos que caracterizam uma educação filosófica no ensino fundamental: o tempo adequado para a filosofia; as práticas que instigam e provocam; a realização de debates e práticas; o reconhecimento da criança-estudante que participa ativamente do processo de aprendizagem.
     
    Abstract: This research aims to present elements for a philosophical education in elementary school, based on philosophy of children. The investigation starts from the research proposal with children and was conducted in two schools participating in the Philosophy Olympiad organized by NESEF/UFPR, covering students-children from the 6th, 7th, and 8th grades of a public school in Pinhais-PR and a private school in Curitiba-PR. Methodological strategies included group interviews, participant observation, and collection of children's philosophical productions. After data collection, three categories of analysis were established: the child as a producer of knowledge and agent of their learning process; the dialogical action of the formative process: intra and intergenerational relationships; student-child philosophical thinking: daily life and context. The reference authors for the analyses carried out are Walter Benjamin (2009, 2012a, 2012b), Adolfo Sánchez Vázquez (2011) and Mikhail Bakhtin (2011). Based on children's philosophy, elements that characterize a philosophical education in elementary school are presented: the appropriate time for philosophy; practices that stimulate and provoke; conducting debates and practices; recognizing the student-child who actively participates in the learning process.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93717
    Collections
    • Teses [461]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV