• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As relações das crianças negras, desde bebês, com a literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira em uma creche municipal de Macapá-AP

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CLEIDIANE COLINS GOMES.pdf (4.321Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Gomes, Cleidiane Colins
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Na Educação Infantil, todas as identidades estão sendo contempladas, quando falamos de literatura para o público infantil? Quais referências literárias estão sendo apresentadas às crianças negras, no que diz respeito à constituição e fortalecimento de identidade e de direitos, princípio destacado no Parecer 003/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. O estudo visou compreender como as crianças constroem sentidos nas interações com os livros de literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira nas práticas pedagógicas desenvolvidas na creche. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza etnográfica, no período de seis meses, com crianças de (0-3), com o uso de instrumentos como: fotografias, vídeos, conversas com as professoras, registros em diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Tendo como aporte teórico, pesquisadoras/res que se debruçam sobre estudos da Sociologia da Infância, literatura de temática africana, afro-brasileira e a Educação para as Relações Étnicoraciais. O estudo constatou que as crianças não são dependentes de uma prática pedagógica em específico, evidenciando que elas produzem suas ações e relações com os livros no momento em que são lhes dadas as oportunidades de ter acesso, assim como qualquer outro objeto. Entretanto, os livros permitiram que, para além das ações com esse objeto, ela tivesse relações a partir dele. Foram consideradas as possibilidades comunicativas, como o olhar, expressões corporais, as tentativas de aproximação e o interesse pelo livro. O manuseio de livros com personagens negras provocou nas crianças relações de descoberta, encantamento e surpresa. A interação com livros com ilustrações de personagens negras bebês, obteve interesse por aspectos fenotípicos particulares, cor dos bebês, cabelos crespos/cacheados, revelando um conjunto de dados que afirma as possibilidades de construção de identidade positiva e sentido de pertencimento por crianças negras via letramento literário. As entrevistas evidenciam o quanto a formação de professores/as se faz necessária para a compreensão acerca de uma educação para as relações étnicoraciais na creche
     
    Abstract: In Early Childhood Education are all identities being considered, when we talk about literature for children? What literary references are being presented to black children, with regard to the constitution and strengthening of identity and rights, a principle highlighted in Opinion 003/2004, which established the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-racial Relations. The study aimed to understand how children construct meanings in interactions with children's literature books on African and Afro-Brazilian culture themes in the pedagogical practices developed in the daycare center. To this end, an ethnographic study was carried out over a period of six months, with children aged (0-3), using instruments such as: photographs, videos, conversations with teachers, field diary records and semi-structured interviews. Having as theoretical contribution researchers who focus on studies of the Sociology of Childhood, literature on African and Afro-Brazilian themes and Education for Ethnicracial Relations. The study found that children are not dependent on a specific pedagogical practice, showing that they produce their actions and relationships with books when they are given the opportunity to have access, just like any other object. However, the books allowed her to have relationships with this object in addition to her actions. Communicative possibilities such as gaze, body expressions, attempts to get closer and interest in the book were considered. Handling books with black characters provoked relationships of discovery, enchantment and surprise in children. Interaction with books with illustrations of black baby characters gained interest in particular phenotypic aspects, color of babies, frizzy/curly hair, revealing a set of data that affirms the possibilities of building positive identity and sense of belonging for black children through literacy literary. The interviews show how necessary teacher training is to understand education for ethnic-racial relations in daycare centers
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94002
    Collections
    • Dissertações [1015]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV