40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 121-140 of 1539
-
Escolas nas colônias em São José dos Pinhais, Paraná : organização e materialidades, fins do século XIX e início do XX
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história nas Escolas das Colônias, sua organização e materialidades, entre os anos de 1877 a 1937, na cidade de São José dos Pinhais/PR. O interesse por essa temática surge ... -
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal do Paraná : uma análise das relações étnico-raciais no olhar de estudantes de países africanos
(2024)Resumo: O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) foi criado oficialmente em 1965, oferece vagas gratuitas em cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras para estudantes internacionais ... -
Impactos de um programa educativo da OMS para cuidadores na adaptação parental à deficiência e nas práticas parentais
(2024)Resumo: O desenvolvimento de indivíduos com deficiências ou transtornos no desenvolvimento tem sido diretamente relacionado com a adaptação dos cuidadores à condição da criança. Quanto mais os cuidadores conseguem investir ... -
Valorização docente e sindicalismo : a ação da APMP na defesa das metas 17 e 18 do Plano Municipal de Piraquara
(2024)Resumo: A presente pesquisa analisa a atuação sindical docente, na representatividade da Associação das/os Profissionais da Educação Municipais de Piraquara (APMP), entidade afiliada à APP-Sindicato dos Trabalhadores em ... -
Jovens encarceradas(os) : trajetórias vida e memórias escolares
(2023)Resumo: Esta dissertação explora as trajetórias de vida e as experiências escolares de jovens em privação de liberdade, com o objetivo de estabelecer conexões entre o aumento crescente de jovens em situação de encarceramento ... -
Eficácia do ensino de habilidades fonológicas e pragmáticas no desenvolvimento da leitura de estudantes autistas
(2024)Resumo: A aprendizagem da leitura é um processo complexo que pode representar um desafio para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dado o conjunto diversificado de habilidades linguístico-cognitivas que ela ... -
A atuação do Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo da formação técnica e profissional no Estado do Paraná (2020-2023)
(2024)Resumo: Esta dissertação analisou a atuação do Centro de Ensino Superior Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo para a Formação Técnica e Profissional no estado do Paraná, atuação privada fortalecida a partir ... -
Merleau-Ponty na educação : uma investigação fenomenológica sobre afetividade
(2024)Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar a concepção de afetividade apresentada por Merleau-Ponty em sua obra "A Estrutura do Comportamento" e sua eventual implicabilidade na área da Educação, buscando compreender como ... -
Formação continuada EAD para professores : desenvolvimento da autonomia de estudantes com deficiência intelectual
(2024)Resumo: Promover a autonomia é fundamental para o desenvolvimento pessoal, pois permite que os indivíduos se tornem autores de suas próprias vidas, capazes de tomar decisões e de agir de forma independente e consciente. A ... -
Desafios e experiências do corpo negro nos espaços públicos de lazer de Curitiba : estudo com discentes autodeclarados negros no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná
(2025)Resumo: O tema desta pesquisa reflete sobre as relações entre educação, lazer, negritude e os espaços públicos das cidades. Desse modo, o postulado do qual este estudo se fundamenta é que a cidade de Curitiba, como produto ... -
A multiperspectividade no pensamento histórico de jovens estudantes
(2024)Resumo: A pesquisa parte de alguns pressupostos advindo do fato de que, nas aulas de história, frequentemente surgem dúvidas e confusões entre as opiniões baseadas na memória ou na experiência e a fundamentação histórica ... -
Avaliação das políticas de inclusão para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Paraná (2016-2024)
(2024)Resumo: Esta dissertação avalia as políticas institucionais de inclusão para estudantes com deficiência implementadas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2016 e 2024, período que compreende uma gestão administrativa. ... -
Questões de gênero e sexualidade na educação do campo : uma análise do trabalho pedagógico do Colégio Estadual do Campo Contestado – Paraná
(2024)Resumo: A presente pesquisa teve como foco as temáticas de gênero e sexualidade no trabalho pedagógico desenvolvido na escola do campo. O estudo buscou compreender como essas temáticas têm sido abordadas no Colégio Estadual ... -
A utilização de tecnologias educacionais : a experiência de pedagogos graduados em um curso a distância de uma universidade pública no período de 2015-2020
(2024)Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Po's-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná' (UFPR) e está vinculada ao Grupo de Estudos e ... -
O acesso à educação infantil no contexto da implementação do FUNDEB permanente e da complementação VAAT
(2024)Resumo: A presente tese tem como objeto de estudo o acesso à Educação Infantil no contexto da implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ... -
Transtorno do espectro autista : contribuições de atividades psicomotoras em aspectos da cognição e desenvolvimento motor de escolares
(2024)Resumo: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, de corte longitudinal quase experimental, com o objetivo de compreender o potencial contributivo de atividades psicomotoras no desenvolvimento 0motor ... -
As mudanças da BNCC do ensino médio no currículo de geografia : um olhar sobre o Estado do Paraná
(2023)Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apresenta como um documento decaráter normativo que define um conjunto de aprendizagens essenciais que todosos alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica (BRASIL, ... -
Narrativas que tecem os corpos femininos : o corpo vestido das universitárias da UFPR
(2024)Resumo: A partir de uma variável de discursos e instituições, os corpos femininos foram educados por preceitos morais, sob coerção e violência. As instituições responsáveis por instituir um "regime de verdade" sobre esses ... -
Políticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Principe : tendências em curso
(2024)Resumo: A pesquisa aborda as políticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Príncipe, com ênfase nas tendências observadas entre 2003 e 2023. A questão central é: quais tendências são evidenciadas ... -
Autografias : poéticas de si e a educação performativa no ensino de arte
(2024)Resumo: A presente pesquisa se debruça sobre as autografias, explorando sua aplicação no campo da prática em processos criativos com seus traços, desenhos, grafismos, escritas à mão, cartas, diários, cadernos de artista, ...