40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 121-140 of 1481
-
Entre telas e memórias : a história formativa dos sujeitos que atuaram no curso de pedagogia EAD da UFPR (1999-2019)
(2024)Resumo: A Formação Docente no país teve pilares fundamentados na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes de Bases da Educação de 1996. Essa formação foi realizada em diferentes modalidades de ensino e para preencher ... -
As relações das crianças negras, desde bebês, com a literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira em uma creche municipal de Macapá-AP
(2024)Resumo: Na Educação Infantil, todas as identidades estão sendo contempladas, quando falamos de literatura para o público infantil? Quais referências literárias estão sendo apresentadas às crianças negras, no que diz respeito ... -
Gestão democrática na Rede Municipal de Educação de Piraquara/PR : análise dos planos de gestão escolar no processo de escolha de diretores(as) em 2017-2021
(2024)Resumo: A presente dissertação propõe uma apreciação sobre o que versam os Planos de Gestão (PG) dos(as) professores(as) candidatos(as) à direção na rede municipal de ensino de Piraquara nos processos de eleição de 2017 e ... -
Preparo mental do policial rodoviário federal no contexto de formação profissional
(2023)Resumo: O desenvolvimento de competências dos policiais é uma preocupação cada vez mais presente na Polícia Rodoviária Federal. A partir de conhecimentos apropriados em revisão integrativa da literatura e análise documental, ... -
Ensino religioso e religiões de matrizes africanas na rede estadual de educação do Paraná : formação e práticas pedagógicas de professoras e professores
(2024)Resumo: A presente pesquisa aborda o tema da formação e atuação de docentes que lecionam ensino religioso na rede estadual de educação do Paraná no município de Colombo. O objetivo principal é analisar as perspectivas ... -
Vivências religiosas e concepções de gênero na socialização profissional das professoras de educação infantil
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como tema principal as crenças e vivências religiosas das professoras como parte da socialização profissional docente, dentro do campo da formação de professores. O objetivo geral foi ... -
Interface entre escola e saúde mental : centros de atenção psicossocial infanto juvenil sob a perspectiva de profissionais da educação
(2024)Resumo: A prevalência de sofrimento psíquico em crianças e adolescentes brasileiros é de 10 a 25%. O impacto desse sofrimento é muitas vezes evidenciado no contexto escolar, tendo o professor como profissional responsável ... -
Batalhas morais de gênero e sexualidade nas páginas do facebook de parlamentares neoconservadores : entre a governamentalidade algorítmica e o dispositivo pedagógico da mídia digital
(2024)Resumo: Esta tese consiste em uma análise foucaultiana da comunicação digital da extrema-direita neoconservadora no Facebook, a partir de um modelo teórico-metodológico sustentado por dois eixos complementares. No primeiro ... -
O livro didático de física como artefato social : análise de sua contribuição para a emancipação
(2023)Resumo: Entendendo o livro didático como um artefato da cultura escolar que pode potencializar o desenvolvimento de práticas emancipatórias na Educação Básica, buscamos identificar a presença de perspectivas emancipatórias ... -
Indicadores de capital cultural de famílias na mediação do processo de alfabetização de alunos do 3º ano da Rede Municipal de Ensino de Pinhais - PR durante a pandemia de Covid-19
(2024)Resumo: Nesta pesquisa, tem-se como propósito identificar as relações entre indicadores de capital cultural de famílias de classes populares, o trabalho pedagógico desenvolvido por uma escola durante o isolamento social, ... -
Praticas de letramento sociointeracional crítico em aulas de língua portuguesa no ensino médio a partir de episódios da série humorística Modern Family
(2024)Resumo: Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Educação – linha de pesquisa LiCorEs – Linguagem, Corpo e Estética na Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa, vinculada ao ... -
Diálogo de Saberes no Encontro de Culturas : o desafio da construção do conhecimento em agroecologia na Educação do Campo
(2018)Resumo: A presente pesquisa, realizada na Escola Latinoamericana de Agroecologia (ELAA), no Assentamento Contestado, localizada no estado do Paraná, buscou identificar e problematizar os processos de construção do conhecimento ... -
No Xirê da Educação : oficina pedagógica, reflexões e produção de conhecimentos a partir da Cartilha Pedagógica "Candomblé"
(2024)Resumo: Esta dissertação trata sobre o processo formativo, as discussões e reflexões sobre racismo e racismo religioso e o ensino da cultura africana e afro-brasileira e a formação de professores em educação para relações ... -
A invisibilidade dos/as bebês na política curricular do Ponta Grossa
(2024)Resumo: A presente pesquisa reflete e problematiza a (in) visibilidade dos/as bebês nas políticas curriculares nacionais e locais. Os documentos curriculares que serviram de base para as análises foram, especialmente, a ... -
Amílcar Cabral : concepções educacionais em Guiné Bissau (1965-1973)
(2022)Resumo: Este trabalho pretende investigar, as concepções de educação no pensamento de Cabral, e suas possíveis aplicações na em Guiné-Bissau 1965-1973, tendo como objetivo analisar como o Cabral pensava sobre a educação e ... -
O lugar das crianças migrantes e refugiadas nas políticas públicas em educação infantil no Brasil
(2024)Resumo: A presente pesquisa intitulada "O Lugar das Crianças Migrantes e Refugiadas nas Políticas Públicas em Educação Infantil no Brasil" foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Análise discursiva dialógica de livros didáticos para o ensino de língua japonesa : seu papel formador na licenciatura
(2024)Resumo: Esta tese problematiza a função formadora do livro didático utilizado em cursos de formação de professores de língua japonesa, buscando evidências de sua influência nessa formação, tanto em nível teórico quanto ... -
Avaliação do processo de adaptação e implementação do componente DIGA em Movimento : percepções de educadoras do ensino fundamental
(2024)Resumo: O Programa DIGA busca oferecer uma linguagem comum para todas as pessoas que fazem parte da rede de relacionamentos dos jovens. O nome - DIGA - é uma maneira de lembrar quatro estratégias simples para lidar com ... -
Educação filosófica na perspectiva da filosofia das crianças : "a criança tem uma maneira diferente de pensar"
(2024)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar elementos para uma educação filosófica no ensino fundamental, com base na filosofia das crianças. A investigação parte da proposta de pesquisa com crianças e foi conduzida ... -
Cenários das experiências formativas na constituição inicial da identidade profissional docente no estágio probatório
(2022)Resumo: Essa tese de doutoramento tem como objetivo central, identificar nas verbalizações de professores em Estágio Probatório suas experiências, compreensões, necessidades e conhecimentos sobre a profissão docente e os ...