Avaliação das políticas de inclusão para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Paraná (2016-2024)
Resumo
Resumo: Esta dissertação avalia as políticas institucionais de inclusão para estudantes com deficiência implementadas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2016 e 2024, período que compreende uma gestão administrativa. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, combinando análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores dos principais órgãos envolvidos: Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e Diretório Central de Estudantes (DCE). No entanto, o processo de coleta de dados enfrentou desafios como a indisponibilidade de alguns representantes, dificuldades na comunicação com eles e greve durante a realização da coleta de dados da pesquisa, o que resultou em entrevistas incompletas e uma participação limitada dos gestores. Essas intercorrências afetaram a análise das políticas e contribuíram para a compreensão sobre uma fragmentação na implementação e continuidade das ações inclusivas. Os dados obtidos mostram avanços pontuais, mas a falta de recursos, o capacitismo em alguns setores e a ausência de formação contínua que comprometem a eficácia das políticas educacionais inclusivas da UFPR a longo prazo Abstract: This dissertation evaluates the institutional inclusion policies for students with disabilities implemented at the Federal University of Paraná (UFPR) between 2016 and 2024, a period that includes administrative management. The research used a qualitative approach, combining documentary analysis and semi-structured interviews with managers from the main bodies involved: Support Center for People with Special Needs (NAPNE), Superintendency of Inclusion, Affirmative Policies and Diversity (SIPAD), Dean of Student Affairs (PRAE) and Central Student Directory (DCE). However, the data collection process faced challenges such as the unavailability of some representatives, difficulties in communicating with them and strikes during the research data collection, which resulted in incomplete interviews and limited participation by managers. These complications affected the analysis of policies and contributed to the understanding of fragmentation in the implementation and continuity of inclusive actions. The data obtained shows specific advances, but the lack of resources, the lack of capacity in some sectors and the lack of continuous training compromise the effectiveness of UFPR's inclusive educational policies in the long term
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