As mudanças da BNCC do ensino médio no currículo de geografia : um olhar sobre o Estado do Paraná
Resumo
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apresenta como um documento decaráter normativo que define um conjunto de aprendizagens essenciais que todosos alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica (BRASIL, 2018). Porém, a BNCC não é um documento que atua de forma isolada. Para que seja posta em prática, é necessário que os estados construam os seus próprios referenciais curriculares, sendo estes pensados e elaborados a partir das diretrizesdo documento. Contudo, ao longo do processo de construção, muitos acontecimentos ocorreram que definiram as características da referida base curricular. Alguns exemplos destes episódios são: a destituição da equipe de Geografia da segunda para a terceira versão, sem que ao menos a primeira equipetivesse sido procurada para dar seguimento ao trabalho que vinha sendo feito; umconjunto de manifestações contrárias ao documento da BNCC, em especial na última versão, sendo feito por professores e estudantes que criticavam a forma antidemocrática que ocorreu a elaboração da Base Nacional Comum Curricular; ea volta da utilização de competências e habilidades como práticas metodológicas, metodologia essa já amplamente criticada por pesquisadores da área desde a década de 1990. No entanto, mesmo em meio a essas manifestações, a BNCC foiestabelecida e, a partir de 2018, se inicia o processo de adequação dos currículosescolares às novas normas. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da BNCC no currículo da Geografia do Ensino Médio do estado do Paraná. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa. Para isso, utilizam-se como principais fontes de pesquisa documentos e dispositivos normativos oficiais bem como pesquisas científicas da área. Buscou-se analisar o conteúdo e os pressupostos subjacentesdesses documentos, tendo como horizonte as implicações para o campo da Geografia. Como resultado destes processos, constatou-se que ocorre a consolidação de uma Geografia de caráter acrítico, tecnicista e com temáticas quesão abordadas sem o devido aprofundamento, típica dos currículos por competências, de viés mercadológico; além disto, também constatou-se a perda da identidade da Geografia, gerando um processo de descaracterização da disciplina, pois a forma como ela está apresentada e o contexto em que está inserida contribuem para a formação de uma disciplina que não dialoga de forma produtiva com sua epistemologia e que dilui os saberes geográficos na grande áreadas ciências humanas e sociais aplicadas Abstract: The National Common Curricular Base (BNCC) is presented as a normative document that delineates a set of essential learnings all students must develop throughout Basic Education (BRAZIL, 2018). However, the BNCC is not a standalone document. To implement it, states need to construct their own curricular frameworks, conceived and developed based on the guidelines outlined in the BNCC. Throughout this process, various events occurred that shaped the characteristics of the mentioned curricular base. Examples of these episodes include: the removal of the Geography team between the second and third versions, without consulting the original team to continue the ongoing work; a series of protests against the BNCC document, especially in its latest version, led by teachers and students who criticized the undemocratic manner in which the National Common Curricular Base was developed; and the return to the use of competencies and skills as methodological practices, a methodology that has been widely criticized by researchers in the field since the 1990s. However, even amid these protests, the BNCC was established, and from 2018, the process of aligning school curricula with the new standards began. Thus, this research aimed to analyze the implications of the BNCC on the Geography curriculum of High School in the state of Paraná. Methodologically, it adopts a qualitative approach, utilizing documentary and bibliographic research. Official normative documents and research studies in the field serve as the primary sources. The goal was to analyze the content and underlying assumptions of these documents, with a focus on the implications for the field of Geography. As a result of these processes, it was observed that there is a consolidation of a Geography with an uncritical and technicist character, addressing themes without the necessary depth, typical of competence-based curricula with a market-oriented bias. Additionally, there was a loss of the identity of Geography, leading to a decharacterization of the discipline. The way it is presented and the context in which it is inserted contribute to the formation of a discipline that does not engage productively with its epistemology and dilutes geographical knowledge within the broad field of applied human and social sciences
Collections
- Dissertações [1000]