Merleau-Ponty na educação : uma investigação fenomenológica sobre afetividade
Resumo
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar a concepção de afetividade apresentada por Merleau-Ponty em sua obra "A Estrutura do Comportamento" e sua eventual implicabilidade na área da Educação, buscando compreender como esses fundamentos fenomenológicos podem não apenas enriquecer, mas também aprimorar práticas educacionais. A fenomenologia de Merleau-Ponty, quando aplicada ao contexto educacional, oferece uma compreensão mais aprofundada das experiências vivenciadas no ambiente escolar. Nessa perspectiva, o corpo é considerado um dispositivo que capta emoções e percepções, com mente e corpo intrinsecamente interligados, formando uma rede de energias sensoriais. Essa perspectiva nos incentiva a buscar embasamento científico para melhor compreensão dessas questões. Este estudo adota uma abordagem fenomenológica teórico-bibliográfica para analisar como a afetividade, conforme delineada por Merleau-Ponty, buscando contribui de forma significativa para o processo de aprendizagem e sua aplicabilidade em pesquisas educacionais. Ao examinar estudos que exploram esses conceitos, avaliando suas contribuições, limitações e possíveis aplicações na prática educativa, podemos ampliar nosso entendimento. Concluímos que há diversas oportunidades a serem exploradas no âmbito educacional, enfatizando a importância da dimensão afetiva. Ao destacar esse aspecto, os alunos podem adquirir o conhecimento necessário para se tornarem indivíduos independentes e criativos. O papel do professor vai além da transmissão de conteúdo, exigindo reflexão constante sobre seu trabalho e uma compreensão abrangente de seus estudantes. A pesquisa ressalta a necessidade de estudos adicionais que explorem o impacto dos aspectos afetivos no processo de ensino-aprendizagem, com base na filosofia de Merleau-Ponty, buscando novas abordagens para aprimorar a prática educacional. Abstract: This research aims to investigate the conception of affectivity presented by Merleau-Ponty in his work "The Structure of Behavior" and its potential implications in the field of Education, seeking to comprehend how these phenomenological foundations can not only enrich but also enhance educational practices. Merleau- Ponty's phenomenology, when applied to the educational context, provides a deeper understanding of the experiences lived in the school environment. In this perspective, the body is considered a device that captures emotions and perceptions, with the mind and body intrinsically interconnected, forming a network of sensory energies. This perspective encourages us to seek scientific grounding for a better understanding of these issues. This study adopts a theoretical and bibliographic phenomenological approach to analyze how affectivity, as outlined by Merleau-Ponty, significantly contributes to the learning process and its applicability in educational research. By examining studies that explore these concepts, evaluating their contributions, limitations, and possible applications in educational practice, we can expand our understanding. We conclude that there are various opportunities to be explored in the educational context, emphasizing the importance of the affective dimension. By highlighting this aspect, students can acquire the necessary knowledge to become independent and creative individuals. The role of the teacher goes beyond content delivery, requiring constant reflection on their work and a comprehensive understanding of their learners. The research emphasizes the need for further studies that explore the impact of affective aspects on the teaching-learning process, based on Merleau-Ponty's philosophy, seeking new approaches to enhance educational practice.
Collections
- Dissertações [996]