Questões de gênero e sexualidade na educação do campo : uma análise do trabalho pedagógico do Colégio Estadual do Campo Contestado – Paraná
Resumo
Resumo: A presente pesquisa teve como foco as temáticas de gênero e sexualidade no trabalho pedagógico desenvolvido na escola do campo. O estudo buscou compreender como essas temáticas têm sido abordadas no Colégio Estadual do Campo Contestado (CECC), localizado no Assentamento Contestado, município da Lapa, Paraná, e de que forma o acesso a esses conhecimentos tem impactado as percepções e relações sociais entre os estudantes. De forma específica, a pesquisa teve como objetivos: identificar os processos formativos em gênero e sexualidade desenvolvidos na escola no período de 2014 até os dias atuais; examinar a relevância das temáticas de gênero e sexualidade no trabalho político-pedagógico do CECC, considerando as percepções de educandos, educadores, equipe pedagógica e direção; e verificar os impactos dos aprendizados sobre gênero e sexualidade, vivenciados no contexto escolar, na vida dos estudantes egressos. Dois projetos realizados no CECC foram analisados, tendo como objetivo central dialogar com adolescentes e jovens do Ensino Fundamental – anos finais – e do Ensino Médio sobre as temáticas de gênero e sexualidade, em uma abordagem educativa e emancipadora. A pesquisa justificou-se pela necessidade de compreender como as questões de gênero e sexualidade são trabalhadas no contexto do campo, considerando a escola como uma instituição responsável pela formação de sujeitos críticos e engajados no combate a qualquer forma de discriminação e preconceito. Como metodologia, adotou-se a investigação participativa, utilizando o estudo de caso como abordagem principal. O desenvolvimento do estudo incluiu observação participativa e entrevistas de história oral. Ao todo, 14 participantes foram entrevistados, incluindo professores, pedagogos, membros da direção e estudantes egressos. A pesquisa foi fundamentada nos princípios pedagógicos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e nas diretrizes que embasam a Educação do Campo. Os resultados apontam que os projetos desenvolvidos tiveram impactos positivos na escola, evidenciando que as questões de gênero e sexualidade foram incorporadas tanto no cotidiano escolar quanto em práticas específicas. Os dados analisados indicam que o CECC tem buscado implementar iniciativas voltadas para a visibilidade da diversidade de gênero e sexualidade, para a promoção da igualdade de gênero e para a superação do preconceito e da discriminação Abstract: This research focused on the themes of gender and sexuality within the pedagogical practices of rural schools. The study aimed to understand how these topics have been addressed at the State School of the Countryside Contestado (Colégio Estadual do Campo Contestado - CECC), located in the Contestado Settlement, Lapa, Paraná, Brazil, and how access to this knowledge has influenced students' perceptions and social relationships. The specific objectives were: to identify the formative processes related to gender and sexuality developed at the school from 2014 to the present; to examine the significance of these themes in the school’s political-pedagogical practices, based on the perspectives of students, educators, pedagogical staff, and school administrators; and to assess the impact of learning about gender and sexuality within the school context on the lives of former students. Two projects carried out at CECC were analyzed, with the primary goal of engaging adolescents and young people from the final years of elementary school and high school in discussions about gender and sexuality from an educational and emancipatory perspective. The research was justified by the need to understand how issues of gender and sexuality are addressed in rural school settings, considering the school as an institution responsible for shaping critical and socially aware individuals committed to combating discrimination and prejudice. The methodology adopted was participatory research, using a case study approach. The research process involved participant observation and oral history interviews with 14 participants, including teachers, pedagogical staff, school administrators, and former students. The research framework was based on the pedagogical principles of the Landless Workers' Movement (MST) and the guidelines underpinning rural education. The findings indicate that the projects developed had a positive impact on the school, demonstrating that gender and sexuality issues were integrated into both everyday school life and specific educational practices. The results also suggest that CECC has actively sought to implement initiatives aimed at promoting gender equality, increasing visibility for gender and sexual diversity, and combating prejudice and discrimination
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