Autografias : poéticas de si e a educação performativa no ensino de arte
Resumo
Resumo: A presente pesquisa se debruça sobre as autografias, explorando sua aplicação no campo da prática em processos criativos com seus traços, desenhos, grafismos, escritas à mão, cartas, diários, cadernos de artista, bordados, palavras, poemas e poéticas visuais. Através dessa multiplicidade expressiva, os processos de criação autográficos visam possibilitar ressignificações do corpo-ser e dos sentidos, desenvolvendo uma percepção mais profunda do real compartilhado no ambiente-mundo na formação de artistas-pesquisadores. A partir da perspectiva da Educação Performativa em diálogo com a educação (do) sensível e a Análise do Discurso de linha francesa, o estudo visa apresentar princípios teóricos e promover reflexões, estabelecendo uma relação dialógica entre os sujeitos da pesquisa, discentes do 4º ano do curso Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Estadual do Paraná — Campus Curitiba II, e seus processos de criação e materialidades. Estes sujeitos, são convidados a explorar práticas autográficas, onde suas poéticas e narrativas fazem parte da construção/formação deste corpo-ser, na reconstrução e ressignificação de si, investigando os movimentos de sentido de vida e a formação do corpo-artista-pesquisador em diálogo com linguagem, corpo e estética. Cabe aqui ressaltar que esta pesquisa se apresenta na linha de Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs), no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Numa proposta de Educação Performativa, com aporte em Pineau (2005), a Educação (do) Sensível em Duarte Jr. (2001), as (auto)biografias são utilizadas para compreender o papel das Autografias na interpretação de experiências vividas, mostrando como essas abordagens contribuem para processos educacionais a partir das (auto)biografias de Delory-Momberger (2012a-b; 2009; 2008) e em diálogo com a Análise do Discurso e as teorias de Eni Orlandi (2003; 1995), permitindo um entrecruzamento teórico entre ciências humanas e artes, abordando questões da subjetividade, práticas de ensino e invenção da vida. Essa perspectiva transdisciplinar tem em vista enriquecer as práticas de formação e criação artística, integrando narrativas e processos educativos Abstract: This research focuses on Autographies, exploring their application in the field of practice in creative processes with their lines, drawings, graphics, handwriting, letters, diaries, artist's notebooks, embroidery, words, poems and visual poetics: through this expressive multiplicity, the autographic creation processes aim to enable resignifications of the body-being and the senses, developing a deeper perception of the shared reality in the environment-world in the training of artist-researchers, from the perspective of Performative Education in dialogue with Sensitive Education and French Discourse Analysis. The study aims to present theoretical principles and promote reflections, establishing a dialogical relationship between the research subjects, 4th year students of the Bachelor's Degree in Performing Arts at the State University of Paraná - Campus Curitiba II, and their creative processes and materialities. These subjects are invited to explore Autographic practices, where their poetics and narratives are part of the construction/formation of this body-being, in the reconstruction and resignification of themselves, investigating the movements of meaning of life and the formation of the artist-researcher in dialogue with language, body and aesthetics. It is worth mentioning here that this research is presented in the line of Language, Body and Aesthetics in Education (LICORES), in the Postgraduate Program in Education (PPGE), by the Federal University of Paraná (UFPR). In a proposal for Performative Education, based on Pineau (2005), Education (of the) Sensitive in Duarte Jr (2001), (auto)biographies are used to understand the role of Autographies in the interpretation of lived experiences, showing how these approaches contribute to educational processes based on the (auto)biographies of Delory-Momberger (2012a-b; 2009; 2008) and in dialogue with Discourse Analysis and the theories of Eni Orlandi (2003; 1995), allowing a theoretical intersection between human sciences and arts, addressing issues of subjectivity, teaching practices and the invention of life. This transdisciplinary perspective seeks to enrich the practices of artistic training and creation, integrating narratives and educational processes
Collections
- Teses [460]