Transtorno do espectro autista : contribuições de atividades psicomotoras em aspectos da cognição e desenvolvimento motor de escolares
Resumo
Resumo: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, de corte longitudinal quase experimental, com o objetivo de compreender o potencial contributivo de atividades psicomotoras no desenvolvimento 0motor e cognitivo de escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de suporte nos níveis 1 e 2. A compreensão do desenvolvimento motor e cognitivo, este último embasado na teoria de Piaget, em crianças autistas, pode facilitar o entendimento do transtorno sob a perspectiva educacional. Partindo do pressuposto de que o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento com características heterogêneas, o estudo foi realizado com 34 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 4 e 10 anos, matriculados no Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE), no município de Toledo-PR, todos com diagnóstico de TEA. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos: o Questionário Socioeconômico da Associação Brasileira de Pesquisa (ABEP, 2021), para obter informações sobre as condições socioeconômicas da amostra; a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), que avalia quantitativamente a idade motora e o nível de desenvolvimento motor das crianças em relação à idade cronológica; e, para investigar o nível de desenvolvimento cognitivo e verificar se este correspondia à idade cronológica, foram aplicadas as provas operatórias piagetianas, guiadas pelo Método Clínico. Após a primeira avaliação, os participantes foram divididos em grupo controle e grupo intervenção. Os participantes do grupo intervenção participaram de sessões de intervenção psicomotora individuais de 45 minutos, uma vez por semana, durante aproximadamente vinte semanas. Ao final do período de intervenção, ambos os grupos foram reavaliados. Os dados quantitativos foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24. Os dados qualitativos foram descritos em tabelas e relacionados à perspectiva piagetiana. Os resultados mostraram que 30 participantes apresentavam atraso no desenvolvimento psicomotor e que a intervenção psicomotora foi eficaz na redução dos déficits motores desses escolares. Em relação ao desenvolvimento cognitivo, todos os participantes foram classificados no estágio pré-operatório, caracterizado pelo egocentrismo, centralismo e irreversibilidade. Embora a intervenção psicomotora não tenha tido um efeito mensurável no desenvolvimento cognitivo, foram observadas melhorias em aspectos da atenção, concentração e afetividade. Ademais, constatou-se que as provas piagetianas são aplicáveis em contextos de desenvolvimento atípico. A compreensão integrada dos aspectos motores e cognitivos contribui para o planejamento de atividades e intervenções adequadas ao nível de desenvolvimento da criança Abstract: This study is characterized as a quasi-experimental, longitudinal, mixed-method research, aiming to investigate the contributive potential of psychomotor activities in the motor and cognitive development of schoolchildren with Autism Spectrum Disorder (ASD), support levels 1 and 2. Understanding motor and cognitive development, the latter based on Piaget’s theory, in autistic children, can facilitate the comprehension of the disorder from an educational perspective. Assuming that ASD is a neurodevelopmental disorder with heterogeneous characteristics, the study was conducted with 34 schoolchildren of both sexes, aged between 4 and 10 years, enrolled at the Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE) in Toledo, PR, all with an ASD diagnosis. For data collection, three instruments were used: the Socioeconomic Questionnaire from the Brazilian Association of Research (ABEP, 2021), to gather information about the sample's socioeconomic conditions; the Motor Development Scale, which quantitatively assesses the motor age and motor development level of the children in relation to their chronological age; and, to investigate the level of cognitive development and verify if it corresponded to chronological age, Piagetian operational tests were applied, guided by the clinical method.After the first assessment, participants were divided into control and intervention groups. The participants in the intervention group attended individual psychomotor intervention sessions of 45 minutes, once a week, for approximately twenty weeks. At the end of the intervention period, both groups were reassessed. Quantitative data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software, version 24. Qualitative data were described in tables and related to the Piagetian perspective. The results showed that 30 participants had delayed psychomotor development and that psychomotor intervention was effective in reducing motor deficits in these schoolchildren. Regarding cognitive development, all participants were classified in the preoperational stage, characterized by egocentrism, centration, and irreversibility. Although the psychomotor intervention did not have a measurable effect on cognitive development, improvements were observed in attention, concentration, and affectivity. Furthermore, it was found that Piagetian tests are applicable in atypical development contexts. The integrated understanding of motor and cognitive aspects contributes to the planning of activities and interventions appropriate to the child’s developmental level
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