Navegação Educação, pobreza e desigualdade social por título
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Baixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família nas escolas estaduais do município de Londrina-PR : reflexões sobre o desinteresse pelos estudos
(2016)Resumo : Este artigo tem como objetivo buscar e discutir alguns dados relativos à baixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família na faixa etária de 16 e 17 anos, das escolas estaduais do ... -
Boletim de Acompanhamento da Família (2011 - 2015) : uma análise necessária
(2016)Resumo : O artigo apresentado pertence ao Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social da Universidade Federal do Paraná, com o eixo Educação Escolar, Pobreza, Direitos Humanos e Justiça Social, trata ... -
Bolsa Família como uma estratégia de superação da desigualdade social
(2016)Resumo : O Programa Bolsa Família tem como uma de suas metas o acesso de crianças, adolescentes e jovens ao direito da Educação. Uma de suas condicionalidades, que é a permanência destes na escola, orienta o público ... -
Bolsa Família e a permanência do aluno na escola : um estudo de caso do Colégio Estadual Castro Alves - EFMP - no município de Cornélio Procópio
(2016)Resumo : Este artigo, tendo como foco a Educação, aborda a permanência dos alunos beneficiários do programa Bolsa Família das 1ª séries do Ensino Médio do Colégio Estadual Castro Alves - EFMP do município de Cornélio ... -
Bolsa Família e desigualdades educacionais : uma análise dos limites e possibilidades do programa a partir do seu marco legal
(2016)Resumo : O Programa Bolsa Família tem se afirmado como uma política pública que tem focalizado grupos mais vulneráveis da sociedade, principalmente aqueles que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, avançando ... -
Bolsa Família e frequência escolar : um estudo em escolas municipais e estaduais do município de Guarapuava
(2016)Resumo : Compreende-se a ligação entre pobreza e escola como uma associação entre implementação de políticas educacionais bem como sociais. Pensando nos lugares específicos para esta consolidação, as escolas tornam-se um ... -
Bolsa Família e sua contribuição no desempenho escolar de alunos do ensino fundamental no município de Guarapuava
(2016)Resumo : A partir de observações e análise de históricos escolares e relatórios finais de estudantes entre os anos de 2011 até 2015 de uma escola municipal do município de Guarapuava - PR, analisamos a quantidade de alunos ... -
Bolsa Família, cidadania e educação : apontamentos reflexivos
(2016)Resumo : O presente texto pretende apresentar o Programa Bolsa Família no que diz respeito ao seu esforço em manter as crianças em idade escolar na Escola em confronto às lacunas do processo educacional para uma formação ... -
Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação
(2016)Resumo : O artigo propõe refletir sobre aspectos da constituição da pobreza e paradigmas que permeiam o campo educacional, bem como, discutir a importância do Programa Bolsa Família (PBF) no enfrentamento e combate da ... -
Características relevantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para a educação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades sociais
(2016)Resumo : Neste trabalho serão abordados aspectos relativos à educação formal e a não formal, neste caso tratar-se-á sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, ... -
Causas e soluções para a evasão escolar
(2016)Resumo : Neste estudo pretende-se abordar causas, consequências e reflexões sobre evasão escolar, bem como analisar estratégias para solucionar os problemas de evasões escolares em escolas públicas municipais. Sabemos que ... -
Cidadania, educação e qualidade de vida : impactos das ações da política de assistência social em boa esperança do Iguaçu/PR
(2016)Resumo : O presente artigo tem como tema as políticas públicas de Assistência Social desenvolvida no equipamento CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e tem como finalidade verificar os impactos das ações ... -
A complexidade dos direitos fundamentais na educação infantil : uma reflexão a partir da atuação do Conselho Tutelar
(2016)Resumo: Os estudos aqui apresentados são frutos do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, bem como da minha experiência na área de serviço social. As experiências vivenciadas no processo de ... -
Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais
(2016)Resumo : O questionamento deste projeto de pesquisa, reside na preocupação como a concepção das desigualdades sociais são tratados, como está incorporada no currículo escolar. O interesse é compreender as possíveis ... -
A condicionalidade frequência escolar do Programa Bolsa Família em duas realidades distintas : educação infantil e ensino fundamental
(2016)Resumo: O presente artigo aborda de que maneira a condicionalidade frequência escolar, de filhos e dependentes de beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Cambira, interfere na educação destes, analisando ... -
As condicionalidades da frequência escolar do Programa Bolsa Família na Vila Guarujá/ Campo Mourão/PR
(2016)Resumo : O referido artigo trata de um estudo de caso realizado na Comunidade Vila Guarujá, localizada no Município de Campo Mourão, estado do Paraná. Através de uma perspectiva crítica, foi realizado um estudo, por ... -
As condições socioeconômicas e a permanência dos alunos no ensino médio : um estudo de caso para (re) direcionar o trabalho da escola investigada
(2016)Resumo : Esse artigo tem por finalidade entender em que medida as condições socioeconômicas dos alunos do ensino médio são condicionantes para a permanência e ou o sucesso escolar. Este estudo de caso foi realizado em uma ... -
Considerações sobre a pobreza pelas vozes das crianças da escola pública
(2016)Resumo : O presente trabalho analisa as considerações produzidas sobre a pobreza pelas crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Curitiba por meio de proposta de observação participante e interação ... -
Considerações sobre educação e cidadania das pessoas deficientes intelectuais em situação de pobreza
(2016)Resumo : Este artigo tem a finalidade de relatar como se dá o acesso e a garantia de direitos da pessoa em situação de pobreza com deficiência intelectual na cidade de Candói estado do Paraná, especificamente dos alunos ... -
Considerações sobre o papel desempenhado pela escola na integração com a comunidade e no resgate da desigualdade e pobreza
(2016)Resumo : Este artigo objetiva considerar o papel desempenhado pela escola como agente integrador entre os alunos, independente do grupo social e econômico e da participação ou não em programas sociais de redistribuição de ...