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    Boletim de Acompanhamento da Família (2011 - 2015) : uma análise necessária

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    R - E - ANGELA CRISTINA CAREGNATO.pdf (327.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Caregnato, Angela Cristina
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O artigo apresentado pertence ao Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social da Universidade Federal do Paraná, com o eixo Educação Escolar, Pobreza, Direitos Humanos e Justiça Social, trata de uma análise dos resultados do Projeto Boletim de Acompanhamento da Família (BAF) de Marechal Cândido Rondon - Estado do Paraná, desde o ano que iniciou 2011 até o ano de 2015, envolvendo as escolas, professores, famílias, estudantes e equipe pedagógica do Projeto. A meta do projeto, tem como objetivo diminuir a incidência de risco pessoal e social das crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Tutelar, do Ministério Público e da Polícia Militar, combatendo às violências sociais contra crianças e adolescentes. Utilizou-se os bancos de dados, através dos relatórios, atendimentos e intervenções realizadas no decorrer da execução do mesmo, entrevistas com pessoas participantes do Projeto, bem como os profissionais que implantaram e implementaram o Projeto. Destaca-se qual foi a concepção idealizada, o perfil das gestões municipais, analisando a justificativa do Projeto, e destacando as mudanças que tiveram, por meio do quadro comparativo do que permanece e o que mudou, fazendo uma interface no resultado de quantos estudantes eram beneficiários do Programa Bolsa Família. Nesse sentido, ressalta a concepção de pobreza, verificando em cada ano como era tratada a pobreza no Projeto, por meio de relatos que identificam o mesmo, articulando com as temáticas do curso. Conclui-se que o Boletim de Acompanhamento da Família adquiriu legitimidade junto à comunidade escolar do município, dado o nível de comprometimento das pessoas envolvidas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53640
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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