Considerações sobre educação e cidadania das pessoas deficientes intelectuais em situação de pobreza
Resumo
Resumo : Este artigo tem a finalidade de relatar como se dá o acesso e a garantia de direitos da pessoa em situação de pobreza com deficiência intelectual na cidade de Candói estado do Paraná, especificamente dos alunos matriculados numa escola de educação básica, modalidade especial, mantida pela APAE. O objetivo de pesquisar essa questão é o de entender as dificuldades pelas quais as famílias passam na luta cotidiana por seus direitos. Para tanto, buscamos com a assistente social da instituição os dados sobre a situação socioeconômica e os benefícios sociais acessados por essas famílias. Os resultados revelam que a exclusão social da pessoa com deficiência intelectual em situação de pobreza existe e que essas pessoas são as que mais sofrem as consequências da discriminação e do preconceito. As políticas públicas existentes nem sempre satisfazem as necessidades dessas pessoas e de seus familiares. Fica evidente a situação de vulnerabilidade social vivida por eles, os quais, sofrem a violação dos seus direitos humanos, pelo mais básico deles: o direito à vida, direito primordial de qualquer ser humano, previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa situação interfere no papel que eles ocupam na sociedade. O cidadão deficiente intelectual e pobre enfrenta muitas barreiras atitudinais tais como: o preconceito, a discriminação e a exclusão. Essas pessoas se deparam com inúmeras dificuldades para garantir seu espaço na sociedade e alcançar uma atuação cidadã e autônoma e quando esse problema se associa a pobreza, essas dificuldades se acentuam. Para este estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica na obra de Saviani (2013), Libâneo (2012), Carvalho (1999), Kassar (2012) dentre outros e uma busca sobre as leis que versam sobre os direitos da pessoa com deficiência.