Navegação Educação, pobreza e desigualdade social por título
Itens para a visualização no momento 164-183 of 192
-
Qual é o lugar da pobreza no currículo
(2016)Resumo : O presente trabalho visa contextualizar de forma suscita as transformações ocorridas no currículo, sua prática e concepção, fazendo e associando o currículo e pobreza. Aborda e faz uma análise sobre a transformação ... -
A questão da filantropia em instituição pública e a interferência na justiça social e na responsabilidade do Estado
(2016)Resumo : Considerando que a escola pública é direito de todas as pessoas e também dever do Estado em propiciar uma educação gratuita, laica e universal, percebe-se grande influência do terceiro setor nas instituições ... -
Reconhecendo que a pobreza e as desigualdades existem : percepção dos alunos frente às desigualdades do bairro
(2016)Resumo : O presente trabalho busca identificar a percepção dos jovens frente aos espaços de pobreza no bairro. Esta pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio de uma escola estadual no município de Colombo - PR, ... -
A Rede de Atenção e Proteção Social da Criança e do Adolescente na cidade de Cascavel - Paraná : um relato de experiência
(2016)Resumo : Este trabalho pretende realizar um resgate histórico de como ocorreu a consolidação e a formação do trabalho em rede no Município de Cascavel, bem como, abordar as discussões e construção da Rede de Atenção e ... -
Referencial curricular nacional para as escolas indígenas : análise do projeto político pedagógico de uma escola na Costa Oeste do Paraná
(2016)Resumo : O presente artigo apresentado como requisito parcial à conclusão do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, tem como objeto de ... -
Os reflexos da pobreza e das desigualdades sociais em uma escola da rede estadual de ensino do Paraná
(2016)Resumo : O presente artigo intenciona identificar e analisar as relações existentes entre a educação, a pobreza e as desigualdades sociais no interior de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Paraná, de modo a perceber ... -
Reflexões acerca do letramento e o fracasso escolar
(2016)Resumo : Para a inserção em uma sociedade letrada é necessário que o indivíduo domine as habilidades de leitura e escrita para além da alfabetização funcional, ou seja, fazer uso desses conhecimentos em diferentes contextos. ... -
Reflexões sobre a educação profissional no combate à desigualdade social : o papel do Instituto Federal
(2016)Resumo : Este trabalho procura discutir as questões relacionadas ao programa Bolsa Família e as implicações educacionais no contexto dos Institutos Federais. Considerando o alto investimento em sua implantação, sua ... -
Reflexões sobre o Programa Adolescente Aprendiz : um olhar do serviço social
(2016)Resumo : Este artigo objetivou identificar o perfil socioeconômico dos/as adolescentes aprendizes e quais as contribuições, a inserção no mercado de trabalho e a formação teórica da Alvorecer Ação Social trouxeram à vida ... -
Reflexões sobre o Programa Bolsa Família : assistencialismo/assistência social
(2016)Resumo : O presente artigo tem como finalidade, refletir sobre os motivos que levam o Programa Bolsa Família e seus beneficiários a serem discriminados por boa parte da sociedade. O estudo aqui apresentado está no campo ... -
Reflexões sobre os impactos do Programa Bolsa Família no bairro Beira Linha, no município de Rio Azul - PR
(2016)Resumo : A criação do Programa Bolsa Família trouxe uma nova perspectiva de transferência de renda diretamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essa transferência direta de renda objetiva a segurança ... -
A relação entre a política pública social e a educação : um olhar sobre o Programa Brasil Carinhoso no município de Santa Amélia PR
(2016)Resumo : O Programa Brasil Carinhoso (PBC) visa, além da complementação de renda e de beneficiar a saúde dos beneficiários, incentivar a educação básica com a ampliação do acesso à educação infantil. Nesse sentido, o ... -
A relação entre educação, pobreza e desigualdade social a partir da análise de indicadores educacionais e sociais de dois municípios do Paraná
(2016)Resumo : O objetivo desse artigo foi discutir a relação entre educação, pobreza e desigualdade social a partir da comparação dos indicadores educacionais e sociais de dois municípios da região oeste paranaense, que apresenta ... -
Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar
(2016)Resumo : O artigo apresenta as relações entre o fracasso escolar de alunos oriundos de camadas populares, as representações traçadas por seus professores e o desinteresse familiar. Compreende-se que as condições materiais ... -
A relação entre pobreza, direitos humanos e educação em direitos humanos e sua percepção pelos profissionais de educação do município de Tijucas do Sul (Paraná)
(2016)Resumo : O artigo trata da relação entre Pobreza, Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos, e a percepção desses assuntos pelos profissionais de educação do município de Tijucas do Sul (Paraná). Objetiva-se estudar ... -
Os repasses do IGD/PBF e o desenvolvimento humano do município de Goioerê
(2016)Resumo : O Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) e o Índice de Gestão Descentralizada Estadual (IGD-E) representam uma importante estratégia adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ... -
As representações dos trabalhadores da Escola Municipal Mundo Novo, no município de São Jorge D’Oeste : um estudo sobre o olhar dos professores e funcionários da escola para os alunos e sua realidade
(2016)Resumo : Esta pesquisa, foi realizada em uma escola de periferia, em uma pequena cidade do interior do Paraná, Escola Mundo Novo, localizada em São Jorge D'Oeste. Nela buscou identificar de que forma a realidade da vida ... -
Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é identificar os elementos significantes, resultado da recorrência de termos e acepções, perante a educação integral em suas relações com a pobreza. Utilizou-se um percurso da pesquisa ... -
Os saberes e percepções docentes acerca do Programa Bolsa Família : um estudo de caso
(2016)Resumo : O presente artigo trata sobre o tema das percepções docentes com relação ao Programa Bolsa Família, e de como eles relacionam o mesmo à aprendizagem e ao cumprimento da tentativa de manter todos os/as educandos e ... -
Significados da relação pobreza e escola pelas vozes dos professores
(2016)Resumo : A proposta deste artigo é analisar os significados da relação entre pobreza e educação escolar pelas vozes dos professores de uma escola pública do Município de Pinhais. Para tanto, realizou-se uma revisão de ...