Bolsa Família e a permanência do aluno na escola : um estudo de caso do Colégio Estadual Castro Alves - EFMP - no município de Cornélio Procópio
Resumo
Resumo : Este artigo, tendo como foco a Educação, aborda a permanência dos alunos beneficiários do programa Bolsa Família das 1ª séries do Ensino Médio do Colégio Estadual Castro Alves - EFMP do município de Cornélio Procópio, a partir da condicionalidade de frequência escolar mínima presente no desenho do referido programa de transferência de renda. Para tanto a metodologia adotada foi a análise documental do Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE), do Sistema Presença do Programa Bolsa Família e das leis e resoluções que regulamentam o programa. Neste sentido buscou-se saber em que medida o Programa Bolsa Família contribui para a permanência dos alunos na escola e, após investigação, observou-se que as condicionalidades do Programa Bolsa Família podem ser vistas como iniciadoras de um processo de reciprocidade dos beneficiários com o Estado. Também observou-se que a transferência de renda vinculada a frequência fortalece o compromisso de pais ou responsáveis com o acesso e a permanência desses alunos.